Projetos Colaborativos Internacionais da CESU ganham reconhecimento internacional

No dia 17 de outubro os professores Stephanie Dosher da Florida International University e Osvaldo Succi Junior da CESU ministraram um workshop intitulado Connecting Without Borders: Designing Effective Collaborative Online International Learning Experiences (Conexão sem fronteiras: desenhando Projetos Colaborativos Internacionais efetivos) para alguns participantes da Conferência  Global Citizenship for Campus, Community, and Careers: Crossing Borders and Boundaries (Cidadania Global para o Campus, a Comunidade e as Carreiras: ultrapassando fronteiras e limites) promovida pela Association of American Colleges and Universities em San Antonio no Texas.

Em uma experiência inovadora os professores promoveram uma interação colaborativa virtual entre os participantes do workshop e professores das Fatecs. Os professores Adalberto Zorzo, Benedito Cruz, Kleber Andrade, Luciene Garbuio, Maria Elizete Saes, Ricardo Pompeu da Fatec Americana, Rafael Araújo da Fatec Campinas, Paula Granato da Fatec Itapetininga, Ricardo Nóbrega da Fatec Indaiatuba, Neusa Gritti da Fatec Sebrae e Mirela Piteli da Fatec Taquaritinga auxiliaram professores de Agnes Scott College, Arizona Western College, Howard Community College, Mercer University, Mount Saint Mary’s University, Trinity University, University of Texas at Austin e University of West Georgia a aprofundarem os conhecimentos sobre o funcionamento dos Projetos Colaborativos Internacionais.

O provimento do embasamento funcional dado pelos professores Stephanie e Osvaldo, aliado à experiencia prática de interação colaborativa dada pelos professores das Fatecs foram altamente elogiados pelos participantes internacionais e, uma vez mais, demonstraram a liderança da CESU no desenvolvimento de Projetos Colaborativos Internacionais no cenário brasileiro e internacional.

A importância da participação dos professores de inglês no processo de interação intercultural e linguística foi também alvo de debate na importância do design de projetos em que os professores das áreas específicas possuem baixa proficiência na língua estrangeira.

Os professores Stephanie Doscher, da Florida International University e o professor Osvaldo Succi, Coordenador do Projetos Colaborativos Internacionais da CESU ao final do workshop