Projetos Colaborativos Internacionais: webinário para universidade colombiana

Em 7 de julho de 2020, Osvaldo Succi Jr., coordenador dos Projetos Colaborativos Internacionais (PCI – Cesu), apresentou o webinário “Experiências Internacionais – COIL (Collaborative Online International Learning” para cerca de 60 pessoas, incluindo professores e equipe de assuntos internacionais da Uniminuto. A instituição de ensino colombiana oferece cursos técnicos e tecnológicos em 16 unidades (“sedes”), de norte a sul do país.

Doris Bermúdez, diretora de assuntos internacionais da Uniminuto, afirma: “Como metodologia, COIL não só propõe um olhar interdisciplinar a um projeto, mas também influencia de forma direta no fomento de competências interculturais dos estudantes, gerando curiosidade, tolerância e empatia”.

A equipe dos PCIs vem buscando ampliar contatos com instituições de ensino em países hispanofalantes. “Os PCIs proporcionam uma oportunidade para professores e alunos experienciarem a comunicação em língua estrangeira”, comenta Succi Jr.

Doris acrescenta: “Os projetos de trabalho colaborativo se mostram como uma ferramenta-chave na aprendizagem global, com resultados concretos no currículo, e fortalecem os laços de cooperação acadêmica entre instituições de ensino superior: é uma oportunidade para a América Latina, em que estamos chamados a articular um maior trabalho intrarregional”.