Publicada a sétima edição de VEm, newsletter bimestral dos Projetos Colaborativos Internacionais (PCI/Cesu)

Na primeira semana de junho, foi publicada a sétima edição de VEm, newsletter bimestral dos Projetos Colaborativos Internacionais (PCI) da Coordenação de Línguas da Unidade do Ensino Superior de Graduação do Centro Paula Souza (Cesu).

A equipe PCI/Cesu vem buscando ampliar as parcerias com Instituições de Ensino Superior (IES) em países latinoamericanos – entre elas, a colombiana Uniminuto. Entre agosto de 2020 e junho de 2021, já foram realizados quatro PCIs, envolvendo as Fatecs Barueri, Piracicaba, Guaratinguetá e Itaquaquecetuba. E em 14 de maio, a equipe PCI/Cesu, com apoio das Fatecs Itaquaquecetuba e Guaratinguetá, ofereceu o Colóquio de Literatura Brasileira para estudantes de língua portuguesa da Uniminuto. As páginas 2 e 3 de VEm 7 apresentam mais detalhes sobre essas realizações.

A seção “Quem é Quem” traz o depoimento de James Goodwin, diretor de desenvolvimento estudantil e iniciativas acadêmicas da BridgeValley Community and Technical College (EUA). Na seção “Boas Práticas”, Camila Kami, das Fatecs Bauru e Garça, compartilha sua experiência com os PCIs, iniciada no segundo semestre de 2019. A professora de inglês já apoiou colegas das disciplinas profissionais das Fatecs em colaborações com três faculdades dos EUA: BridgeValley Community and Technical College, Wagner College e PennState Beaver.

Boa leitura!

Para as edições anteriores de VEm, clique aqui:

Publicada a sexta edição de VEm, newsletter bimestral dos Projetos Colaborativos Internacionais

O que são os PCIs

Os Projetos Colaborativos Internacionais (PCIs) da Cesu (Unidade de Ensino Superior de Graduação do Centro Paula Souza) são também chamados de Intercâmbios Virtuais (Virtual Exchange), COIL (Collaborative Online International Learning), EDGE (Experiential Digital Global Experience), GLE (Global Learning Experience) ou módulos híbridos. Nas Fatecs do Centro Paula Souza, utiliza-se a nomenclatura PCI. Tendo como base a educação global para a cidadania e a internacionalização em casa, os PCIs possibilitam que alunos das Fatecs e seus parceiros internacionais desenvolvam atividades alinhadas com determinadas disciplinas, enquanto desenvolvem suas habilidades digitais, linguística, interculturais e de trabalho em equipe.