Revista CBTecLE – Edição Atual

Revista CBTecLE – ISSN 2526-4478 – Qualis B3 (2017/2018)
Revista Ensino de Línguas na Formação Técnica e Tecnológica
cbtecle@cps.sp.gov.br
v. 1, n. 2 (2019): Revista CBTecLE nº 2 – 2019
v. 1, n. 2 (2019): Revista CBTecLE nº 2 – 2019
A Revista CBTecLE, um periódico sob a responsabilidade da coordenação de línguas das Faculdades de Tecnologia (Fatecs) do Centro Paula Souza, que tem como foco o ensino de línguas nos contextos técnico e tecnológico brasileiros, apresenta sua mais recente publicação, a sexta edição.
Neste número estão reunidos artigos que versam sobre temas como o desenvolvimento da oralidade em cursos a distância, o uso de ferramentas tecnológicas para o ensino de línguas, desenvolvimento de plataformas de apoio à aprendizagem e a trajetória do livro didático no ensino de línguas no Brasil, entre outros.
Nossos agradecimentos a todos os docentes que contribuíram para a publicação desta edição e, em especial, aos autores que submeteram os resultados de suas pesquisas, de suas atuações em sala de aula e de suas interações com outros pesquisadores, em forma de artigos e relatos de experiências.
Desejamos a todos uma ótima leitura.
Profª Drª Simone Telles Martins Ramos
Sumário
A MULTIMODALIDADE NAS REPRESENTAÇÕES SOCIAL E IMAGÉTICA DAS TAREFAS III DO EXAME DE PROFICIÊNCIA EM PORTUGUÊS – CELPE-BRAS Raissa Marques Azevedo | PDF 2 -11 |
A PRODUÇÃO ORAL EM LÍNGUA INGLESA EM CURSOS DE ENSINO A DISTÂNCIA NO BRASIL: UM BREVE PANORAMA Glauce Gomes de Oliveira Cabral | PDF 12 -23 |
A PROTOTYPE OF A CROSS-PLATFORM MOBILE APPLICATION FOR LEARNING IDIOMATIC EXPRESSIONS IN ENGLISH Guilherme Carrenho Rezende, Anna Patricia Zakem China, Fabrício Gustavo Henrique | PDF 24 – 36 |
A TRAJETÓRIA DO LIVRO DIDÁTICO NO ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA: REFLEXÕES SOBRE O USO DO MANUAL DO PROFESSOR COMO APOIO PEDAGÓGICO Simone Cristina Mussio, Silvana Aparecida Duarte da SILVA | PDF 37 – 53 |
FATECFLIX: UMA PLATAFORMA STREAMING DE APOIO EDUCACIONAL NA FACULDADE DE TECNOLOGIA DE SÃO ROQUE Rosana Helena Nunes | PDF 54 – 68 |
LÍNGUA, DRAMA E ADAPTAÇÕES: UMA EXPERIÊNCIA COM O TEATRO NAS AULAS DE LÍNGUA ITALIANA Regina Farias de Queiroz | PDF 69 – 82 |
O DISCURSO MIDIÁTICO E OS PRINCÍPIOS DA COMUNICAÇÃO NUMA PERSPECTIVA SEMIOLINGUÍSTICA João Benvindo de Moura, André de Moura Carvalho, Viviane Garcêz de Oliveira | PDF 83 – 98 |
OS ERROS DE CATEGORIZAÇÃO EM MATERIAIS DIDÁTICOS DO PBSL E A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NO BRASIL* Bruna Lima Souza, Brenda Gabrielle Tavares Sales, Kamila Gomes Santos | PDF 99 – 112 |
“OFICINA” OU “DESPACHO”? VARIAÇÃO LEXICAL DO ESPANHOL NO CONTEXTO EMPRESARIAL Glauce Gomes de Oliveira Cabral, Cristina Nichimura Faria | PDF 113 – 134 |
TECNOLOGIA MÓVEL: O USO DO CELULAR PARA O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA NO ENSINO SUPERIOR Cybelle Croce Rocha Crane | PDF 135 – 146 |
ISSN 2526-4478 – Qualis “B3” (2017/2018)