Revista CBTecLE – Edição Atual

revista cebetecle

Revista CBTecLE – ISSN 2526-4478 – Qualis B3 (2017/2018)
Revista Ensino de Línguas na Formação Técnica e Tecnológica

cbtecle@cps.sp.gov.br



v. 1, n. 2 (2019): Revista CBTecLE nº 2 – 2019

v. 1, n. 2 (2019): Revista CBTecLE nº 2 – 2019

A Revista CBTecLE, um periódico sob a responsabilidade da coordenação de línguas das Faculdades de Tecnologia (Fatecs) do Centro Paula Souza, que tem como foco o ensino de línguas nos contextos técnico e tecnológico brasileiros, apresenta sua mais recente publicação, a sexta edição.

Neste número estão reunidos artigos que versam sobre temas  como o desenvolvimento da oralidade em cursos a distância, o uso de ferramentas tecnológicas para o ensino de línguas, desenvolvimento de plataformas de apoio à aprendizagem e a trajetória do livro didático no ensino de línguas no Brasil, entre outros.

Nossos agradecimentos a  todos os docentes que contribuíram para a publicação desta edição e, em especial,  aos autores que submeteram os resultados de suas pesquisas, de suas atuações em sala de aula e de suas interações com outros pesquisadores, em forma de artigos e relatos de experiências.

Desejamos a todos uma ótima leitura.

Profª Drª Simone Telles Martins Ramos

Sumário

A MULTIMODALIDADE NAS REPRESENTAÇÕES SOCIAL E IMAGÉTICA DAS TAREFAS III DO EXAME DE PROFICIÊNCIA EM PORTUGUÊS – CELPE-BRAS
Raissa Marques Azevedo
PDF
2 -11
A PRODUÇÃO ORAL EM LÍNGUA INGLESA EM CURSOS DE ENSINO A DISTÂNCIA NO BRASIL: UM BREVE PANORAMA
Glauce Gomes de Oliveira Cabral
PDF
12 -23
A PROTOTYPE OF A CROSS-PLATFORM MOBILE APPLICATION FOR LEARNING IDIOMATIC EXPRESSIONS IN ENGLISH
Guilherme Carrenho Rezende, Anna Patricia Zakem China, Fabrício Gustavo Henrique
PDF
24 – 36
A TRAJETÓRIA DO LIVRO DIDÁTICO NO ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA: REFLEXÕES SOBRE O USO DO MANUAL DO PROFESSOR COMO APOIO PEDAGÓGICO
Simone Cristina Mussio, Silvana Aparecida Duarte da SILVA
PDF
37 – 53
FATECFLIX: UMA PLATAFORMA STREAMING DE APOIO EDUCACIONAL NA FACULDADE DE TECNOLOGIA DE SÃO ROQUE
Rosana Helena Nunes
PDF
54 – 68
LÍNGUA, DRAMA E ADAPTAÇÕES: UMA EXPERIÊNCIA COM O TEATRO NAS AULAS DE LÍNGUA ITALIANA
Regina Farias de Queiroz
PDF
69 – 82
O DISCURSO MIDIÁTICO E OS PRINCÍPIOS DA COMUNICAÇÃO NUMA PERSPECTIVA SEMIOLINGUÍSTICA
João Benvindo de Moura, André de Moura Carvalho, Viviane Garcêz de Oliveira
PDF
83 – 98
OS ERROS DE CATEGORIZAÇÃO EM MATERIAIS DIDÁTICOS DO PBSL E A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NO BRASIL*
Bruna Lima Souza, Brenda Gabrielle Tavares Sales, Kamila Gomes Santos
PDF
99 – 112
“OFICINA” OU “DESPACHO”? VARIAÇÃO LEXICAL DO ESPANHOL NO CONTEXTO EMPRESARIAL
Glauce Gomes de Oliveira Cabral, Cristina Nichimura Faria
PDF
113 – 134
TECNOLOGIA MÓVEL: O USO DO CELULAR PARA O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA NO ENSINO SUPERIOR
Cybelle Croce Rocha Crane
PDF
135 – 146

ISSN 2526-4478 – Qualis “B3” (2017/2018)