Revista CBTecLE – Edições Anteriores

Revista CBTecLE – ISSN 2526-4478 – Qualis B3 (2017/2018)
Revista Ensino de Línguas na Formação Técnica e Tecnológica
cbtecle@cps.sp.gov.br
v. 1, n. 1 (2019)
Revista CBTecLE – v.1, n.1 (2019) – 1º Semestre
Em sua quinta edição, a Revista CBTecLE divulga à comunidade acadêmico-científica e aos demais interessados, pesquisas, narrativas de práticas docentes e relatos de experiências sobre o ensino de línguas no contexto da educação técnica e tecnológica brasileira.
O conjunto de artigos que compõem esta edição apresenta pesquisas relacionadas a diferentes perspectivas teóricas, dentro das quais destacamos os artigos produzidos à luz das investigações e práticas centradas na participação efetiva dos estudantes na construção do processo de aprendizagem, e que tem como princípio básico o uso das metodologias ativas para estimular a autonomia do aluno.
Tenham todos uma ótima leitura!
Profª Drª Simone Telles Martins Ramos – Editora Responsável
Sumário
A INFLUÊNCIA DAS TECNOLOGIAS NO COMPORTAMENTO DAS GERAÇÕES ATUAIS: FERRAMENTAS PARA O APRENDIZADO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS Simone Cristina Mussio, Valéria Cristiane Validório, William Barbosa da Silva | PDF 02-22 |
A LÍNGUA INGLESA EM UM CURSO TECNOLÓGICO EM COMÉRCIO EXTERIOR: UMA ANÁLISE DA SITUAÇÃO-ALVO Keila Rocha Reis de Carvalho | PDF 23-44 |
A MONITORIA E A LÍNGUA INGLESA NA FORMAÇÃO DO TECNÓLOGO EM GESTÃO EMPRESARIAL RAQUEL TIEMI MASUDA MARECO, MAYRA SOELLYN GONÇALVES | PDF 45-58 |
ASPECTOS DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE INGLÊS PARA FINS ESPECÍFICOS EM CONTEXTO PROFISSIONAL TECNOLÓGICO DE ENSINO Cláudia Maria Paixão Mattos, Magali Barçante | PDF 59-78 |
CONSIDERAÇÕES SOBRE A IMPORTÂNCIA DE PROMOVER O LETRAMENTO DIGITAL PARA FINS EDUCACIONAIS NO ENSINO MÉDIO Bruno Coimbra Ciosaki, Anna Patricia Zakem China | PDF 79-93 |
CULTURA: A EVOLUÇÃO DO TERMO E SUA ABORDAGEM NA SALA DE AULA Kamyla Barbosa Coradini | PDF 94-107 |
ENSINANDO A DISTÂNCIA: ELABORAÇÃO DE ROTEIROS PARA A REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES AVALIATIVAS DE INGLÊS NO CURSO GESTÃO EMPRESARIAL – EaD (FATEC) Denise Maria de Paiva Bertolucci | PDF 108- 119 |
JOGOS DE TABULEIRO – ALUNOS PRODUZEM A SUA AVALIAÇÃO Zenaide Moschim Gianini | PDF 120-136 |
LETRAMENTO DIGITAL: O KAHOOT! COMO FERRAMENTA DE TRABALHO NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DE ESPANHOL NO ENSINO SUPERIOR TECNOLÓGICO Maria Auxiliadora de Freitas Bastos Matias | PDF 137-153 |
MODELIZAÇÃO TEÓRICO-DIDÁTICA DO GÊNERO DISSERTAÇÃO ARGUMENTATIVA ADAPTADA AO VESTIBULAR DA UNESP Kathia Alexandra Lara Canizares, Thaís Cavalcanti dos Santos, Rosa Maria Manzoni | PDF 154-174 |
O ARTEFATO E A MÁQUINA DO TEMPO: EXPLOSÕES DE LEITURAS DE MICROCONTOS EM UMA PERSPECTIVA DISCURSIVA Vanderlei de Souza | PDF 175-193 |
O INTERCÂMBIO PROFISSIONAL PARA JOVENS – OPORTUNIDADES E BENEFÍCIOS Mariela Zebian Bassetti FERREIRA | PDF 194-205 |
OS PRONOMES PESSOAIS EM POSIÇÃO DE SUJEITO EM ESPANHOL E PORTUGUÊS: CONSIDERAÇÕES GERAIS Renata Maria de Barros | PDF 206-218 |
O USO DE NEOLOGISMOS EM PRODUÇÃO FONOGRÁFICA Dulce Helena Soares | PDF 219-229 |
OTIMIZANDO O ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA A PARTIR DE TEORIAS LINGUÍSTICAS Maísa Sancassani | PDF 230-245 |
PERSPECTIVAS DE ALUNOS PRINCIPIANTES SOBRE FATORES FACILITADORES DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE LÍNGUA ESTRANGEIRA Fabio Madeira | PDF 246-259 |
POSTER DE FILMES: tradução e construção de sentido Luís Rodolfo Cabral | PDF 260-276 |
v. 1, n. 2 (2018)
Revista CBTecLE – v.1, n.2 (2018) – 2º Semestre
A quarta edição da Revista CBTecLE apresenta para toda comunidade científica uma coletânea de artigos que aborda o ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras no ensino técnico e tecnológico por meio de pesquisas e práticas de ensino realizadas à luz de diferentes perspectivas teóricas e que foram apresentadas aos participantes do IV CBTecLE – Congresso Brasileiro de Línguas Estrangeiras no Ensino Técnico e Tecnológico, realizado em 27 e 28 de setembro de 2018, na Fatec Campinas, São Paulo.
Alinhados com a temática principal do congresso – Ensino de línguas em tempos de mobilidade global: tecnologia, metodologia e trabalho – esses artigos focam na interdisciplinaridade, no trabalho cada vez mais específico para a formação profissional e no uso da tecnologia para auxiliar o aprendizado dentro e fora da sala de aula. As metodologias ativas também aparecem em destaque, ressaltando a necessidade de pensarmos a Educação Profissional cada vez mais focada no desenvolvimento da autonomia do aluno.
Desejamos a todos uma ótima leitura!
Profª Drª Simone Telles Martins Ramos – Editora Responsável
Sumário
ÁREA TÉCNICA E NÚCLEO COMUM: UM EXEMPLO DE CONVERGÊNCIA ENTRE O UNIVERSO DE PRODUÇÃO DE MODA E O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA Ingrid Trioni Nunes Machado | PDF 2 – 13 |
A ELABORAÇÃO DE DISCIPLINAS DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS APLICADAS AOS NEGÓCIOS POR DOCENTES NO LEA-NI/UFPBPedro Paulo Nunes da Silva | PDF 14 – 32 |
A EXPERIÊNCIA DE PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO ONLINE EM INGLÊS NO CONTEXTO EDUCACIONAL TECNOLÓGICO Cristiane Oliveira Campos Gonella, Rubens Fernando de Souza Lopes | PDF 33 – 45 |
A INTEGRAÇÃO DE ATIVIDADES COMUNICATIVAS EXTRAS COM AS UNIDADES DOS LIVROS UTILIZADOS NAS FATECS COMO FATORES DE INCENTIVO PARA O DESENVOLVIMENTO DA HABILIDADE ORAL Valquiria Pereira Alcantara, Lígia Razera Gallo, Inês Teixeira Barrancos | PDF 46 – 61 |
A SOCIOLINGUÍSTICA, LÍNGUA MATERNA E A ESCOLHA DE UMA METODOLOGIA DE ENSINO DE LÍNGUA INGLESA Victor Carreao | PDF 62 – 74 |
ESCRITA COLABORATIVA: UMA EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR Ana Carla Lanzi Ciola, Camila Maria da Costa KAMI, Nancy Aparecida Guanaes Bonini | PDF 75 – 89 |
FERRAMENTAS COMPUTACIONAIS PARA ANÁLISE E REPRESENTAÇÃO DE DADOS QUALITATIVOS E O ENSINO MÉDIO INTEGRADO – CONSTRUINDO E VISUALISANDO DEFINIÇÕES. Maria Glalcy Fequetia Dalcim | PDF 90 – 109 |
GAMIFICAÇÃO NO ENSINO DAS LÍNGUAS PORTUGUESA E ESPANHOLA: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO IFSP AVARÉ Maressa De Freitas Vieira, Elaine Aparecida Campideli Hoyos | PDF 110 – 123 |
LÍNGUA INGLESA E TECNOLOGIA: O USO DO QUIZLET EM SALA DE AULA Bárbara Alves da Rocha Franco | PDF 124 – 142 |
LÍNGUA INGLESA NO COMÉRCIO EXTERIOR: SEU RELACIONAMENTO COM DISCIPLINAS PROFISSIONALIZANTES Jefferson Biajone, Francine Baltazar | PDF 143 – 162 |
METODOLOGIAS ATIVAS: SABERES, REPRESENTAÇÕES E IMPLICAÇÕES PARA A SALA DE AULA DE LÍNGUA INGLESA Lise Virgínia Vieira de Azevedo, Teresinha de Fátima Nogueira | PDF 163 – 175 |
O USO DE SÉRIES EM SALA DE AULA COMO RECURSO PARA ENSINO DE LINGUA INGLESA Bárbara Alves da Rocha Franco | PDF 176 – 191 |
PLANEJAR E REPENSAR: UMA ANÁLISE DAS NECESSIDADES MÚTUAS Planning and rethinking: a mutual needs analysis Luciana Moraes Silva Octaviano | PDF 192 – 204 |
Reflexões sobre o papel da língua inglesa no contexto do ensino tecnológicoTalita Annunciato Rodrigues | PDF 205 – 217 |
v. 1, n. 1 (2018)
Revista CBTecLE – v.1, n.1 (2018) – 1º Semestre
A Educação está vivenciando uma era de importantes transformações, pois a mudança na forma de relacionamento do indivíduo com o mundo que a tecnologia trouxe para a vida moderna tem afetado profundamente a forma de aprender.
Pensando nisso, ampliamos o enfoque da Revista CBTecLE no que se refere ao ensino-aprendizagem de línguas sempre privilegiando as novas metodologias e o uso das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs).
A terceira edição apresenta uma coletânea de artigos acadêmicos com os resultados de pesquisas sobre o ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras e narrativas de práticas de ensino de línguas estrangeiras desenvolvidas sobretudo no contexto tecnológico.
Essa importante contribuição de docentes e pesquisadores tem como objetivo estimular as discussões acerca do ensino de línguas estrangeiras no contexto atual.
Agradecemos a toda equipe editorial pelas valiosas contribuições para a publicação desta edição.
Profª Drª Simone Telles Martins Ramos – Editora Responsável
Sumário
A BUSCA PELA TRADUÇÃO DE TERMOS TÉCNICOS DA ÁREA DE MANUTENÇÃO DE AERONAVES: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO. Daniela Terenzi, Mayara Thayanna Barros Pantoja | PDF 21 – 32 |
A LÍNGUA INGLESA COMO COMPETÊNCIA ESSENCIAL PARA A FORMAÇÃO DE GESTORES EM LOGÍSTICA GLOBAL Elisiane Alves de Oliveira | PDF 33 – 43 |
A RELEVÂNCIA DOS SABERES DOCENTES PARA A CONSTITUIÇÃO DO PROFESSOR DE LÍNGUA ESPANHOLA Simone Cristina Mussio, Silvana Aparecida Duarte da Silva | PDF 44 – 63 |
BARTLEBY, O ESCRIVÃO: LINGUAGEM E ETHOS NA CONSTRUÇÃO DE UM IMPASSE Mônica Éboli De Nigris, Rosana Bueno Novais | PDF 64 – 78 |
COMPREENSÃO AUDITIVA: PROCESSOS, ESTRATÉGIAS E PERSPECTIVAS Teresinha de Fátima Nogueira | PDF 79 – 96 |
CONTRASTES NA PRODUÇÃO DE VOGAIS DA LÍNGUA INGLESA: UM ESTUDO COM O USO DE TÉCNICAS DE FONÉTICA ACÚSTICA E ULTRASSONOGRAFIA Amaury Flávio Silva | PDF 97 – 115 |
CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA PARA INTERNET: INGLÊS INSTRUMENTAL E AS QUATRO HABILIDADES Jéssica Laira de Araujo Esgoti Uliana | PDF 116 – 130 |
ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E CONCEPÇÃO DE GRAMÁTICA VEICULADA NOS TEXTOS EDUCACIONAIS Jucenilton Alves dos Santos | PDF 131 – 150 |
ENTRE RESISTÊNCIAS, DESAFIOS E (IM)POSSIBILIDADES: A EMERGÊNCIA DO PROFESSOR DE LÍNGUA INGLESA NO ENSINO SUPERIOR TECNOLÓGICO SOB LENTES DISCURSIVAS Lucas Rodrigues Lopes, Cátia Veneziano Pitombeira | PDF 151 – 160 |
GÊNEROS ACADÊMICOS: METODOLOGIA DE TRABALHO EM CURSOS TECNOLÓGICOS Rosana Helena Nunes | PDF 161 – 178 |
O CONHECIMENTO METACOGNITIVO NO PROCESSO DE APRENDER UM NOVO IDIOMA: O QUE SE SABE E O QUE SE CRÊ QUE SE SABE SOBRE A APRENDIZAGEM DE UM NOVO IDIOMA Fabio Madeira | PDF 179 – 192 |
O USO DAS TICS COMO INSTRUMENTO PARA ENSINO DA LÍNGUA INGLESA: PERSPECTIVAS E DESAFIOS Bárbara Alves da Rocha Franco | PDF 193 – 202 |
v. 1, n. 2 (2017)
Revista CBTecLE – v.1, n.2 (2017) – 2º Semestre
As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) têm criado espaços para a construção do conhecimento. A internet, em particular, propiciou o acesso à informação, tornando a comunicação descentralizada e revigorando o potencial de democratização da educação na esfera pública. Embora o acesso às TDIC na educação possa criar possibilidades de inserção social, política e cultural, é importante compreender que a utilização das novas tecnologias não deve ser considerada como simples uso de ferramentas, mas como uma prática social que poderá mediar o processo de ensino-aprendizagem e facilitar os saberes dos indivíduos envolvidos neste processo.
Nesse sentido, a segunda edição da Revista CBTecLE propõe-se a ser um espaço onde possamos apresentar os resultados de estudo e práticas referentes ao ensino-aprendizagem de línguas, proporcionando a reflexão sobre o papel da escola na construção da autonomia do aluno, procedimentos de ensino e a revisão do papel da escola para que ela consolide como um espaço onde conhecimento seja construído de forma significativa e desafiadora, levando-se em consideração as novas demandas e recursos digitais disponíveis.
Nesta publicação são apresentados artigos acadêmicos sobre a forma como a língua é abordada enquanto objeto de estudo e relatos de práticas de ensino que descrevem o uso de tecnologias digitais para a construção do conhecimento.
Profª Drª Simone Telles Martins Ramos – Editora Responsável
Sumário
A COMPREENSÃO ORAL DE VOCABULÁRIO TÉCNICO EM CONTEXTO DE ESP Amaury Flávio Silva | PDF 2-12 |
A literatura infanto-juvenil como instrumento mediador de reflexão na formação de professores Taciana Oliveira Carvalho Coelho | PDF 13-29 |
As multifacetas shakesperianas em sala de aula Bárbara Alves da Rocha Franco | PDF 30-46 |
Da descrição ao relatório de vistoria: uma proposta didática Rodrigo da Silva Lima | PDF 47-62 |
DESENVOLVIMENTO DE JOGOS PARA A APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA: TECENDO REFLEXÕES SOBRE IDENTIDADE DISCENTE E INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO TECNOLÓGICO Lidiane Luvizari-Murad | PDF 63-74 |
ENSINO DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA DE ACOLHIMENTO A IMIGRANTES E REFUGIADOS EM SÃO PAULO Renata Taño, Eric Costa | PDF 75-97 |
EXPRESSÕES FORMULAICAS E COLLOCATIONS EM INGLÊS: UMA PROPOSTA DE DESCRIÇÃO POR MEIO DE ESQUEMAS DE IMAGEM Gabrieli Damada | PDF 98-112 |
JOLIET JUNIOR COLLEGE e FATEC MOGI MIRIM: CAMINHOS E POSSIBILIDADES DE INTERNACIONALIZAÇÃO. Zenaide Moschim Gianini | PDF 113-131 |
MODELIZAÇÃO DO GÊNERO FOTONOVELA PARA AULAS DE LÍNGUAS NA PERSPECTIVA SOCIOINTERACIONISTA Kathia Alexandra Lara Canizares, ROSA MARIA MANZONI | PDF 132-150 |
O uso do aplicativo Duolingo em uma turma de Comércio Exterior na Faculdade de Tecnologia da Zona Leste de São Paulo karla maria santos de andrade costa | PDF 151-159 |
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INOVADORAS NO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA PARA ESTÍMULO AO SENTIMENTO DE PERTENCIMENTO DO ALUNADO. Marluce Gaviao Sacramento Dias | PDF 160-170 |
PROFISSÃO PROFESSOR: UMA REFLEXÃO ACERCA DE PERTENCIMENTO E IDENTIDADE Elizabete Carolina Tenorio Calderon | PDF 171-183 |
REFLEXÕES SOBRE A IMPORTÂNCIA DAS LÍNGUAS ESTRANGEIRAS NO ENSINO SUPERIOR TECNOLÓGICO Simone Cristina Mussio, Valéria Cristiane Validório, Véra Maria Ferro Merlini | PDF 184-195 |
REFLEXÕES SOBRE AS POLÍTICAS DE ENSINO DE LÍNGUAS NO BRASIL Mariane Teixeira, Rosália Maria Netto Prados, Sonia Maria ALVAREZ | PDF 196-208 |
UM CONVITE À REFLEXÃO DE PRATICAS PEDAGÓGICAS PAUTADAS NA RELAÇÃO AFETO-COGNIÇÃO Lise Virgínia Vieira de Azevedo | PDF 209-221 |
v. 1, n. 1 (2017)
Revista CBTecLE – v.1, n.1 (2017) – 1º Semestre
Palavras dos editores Mariane Teixeira, Darli Regina Paschoalini Vaccari | PDF 1 |
Sumário
Caderno de Resumos do III CBTecLE Darli Regina Paschoalini Vaccari | PDF 2-101 |
A COMPETÊNCIA COMUNICATIVA NO ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS Flávia Herker Lopes BERNABÉ | PDF 102-127 |
A INTERNET COMO INSTRUMENTO DE INCLUSÃO DIGITAL NAS AULAS DE LÍNGUA ESTRANGEIRA Paula Barbosa Pudo, Aparecido R. LÓPEZ-GUERRERO | PDF 128-145 |
ANALYTICAL CATEGORIES OF WRITING AND READING PRODUCTION TEXTS Luzimar Goulart Gouvêa, Maryslan Fabiana Pereira Zuchinalli | PDF 146-161 |
AS CRENÇAS DOS PROFESSORES EM INGLÊS INSTRUMENTAL NOS CURSOS DE ENSINO MÉDIO TÉCNICO INTEGRADO NO IFRN Sabrina Guedes Miranda Dantas | PDF 162-187 |
AVALIAÇÃO EM MOVIMENTO: DO DESEMPENHO DO ALUNO À REFLEXÃO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA Lise Virgínia Vieira de Azevedo, Teresinha de Fátima Nogueira, Rubens Fernando de Souza Lopes, Ana Maria Pereira | PDF 188-213 |
CONTRIBUIÇÕES DA NOTÍCIA DE INTERNET PARA O CURRÍCULO DE INGLÊS NO CURSO DE LOGÍSTICA Elisiane Alves de Oliveira | PDF 214-240 |
DIÁLOGOS: LINGUÍSTICA DE CORPUS E COMPLEXIDADE NO ENSINO DE LE COM LETRAS DE MÚSICACátia Veneziano Pitombeira, Maria Cláudia Nunes DELFINO | PDF241-255 |
DICIONÁRIO DE AGRONEGÓCIOS: uma obra inédita e interativa no CPS Edilene Gasparini Fernandes | PDF 256-268 |
DO PROJETO “ITALIANANDO A SAN PAOLO” À APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE LÍNGUA ITALIANA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA Luciana Duarte BARALDI, Juliana HASS | PDF 269-282 |
ELABORAÇÃO DE UM GLOSSÁRIO BILÍNGUE PARA A ÁREA DE ELETRÔNICA DE POTÊNCIA Andréia Dias Ianuskiewtz, Danilo Gomes Mochiute | PDF 283-295 |
English Day na FATEC Carapicuíba: uma experiência encorajadora Inês Teixeira Barrancos, Lígia Razera Gallo, Valquiria Pereira Alcantara | PDF 296-309 |
ENTREVISTAS DE EMPREGO E CANDIDATOS, NO CONTEXTO DE ENSINO TECNOLÓGICO: INGLÊS TÉCNICO , INGLÊS GERAL E ALGO MAIS Fabio Madeira | PDF 310-332 |
Escrita colaborativa através do aplicativo popplet Adriana Aparecida Souza Aguiar | PDF 333-344 |
EXAMES DE PROFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR TECNOLÓGICO: RESULTADOS COMPARATIVOS EM DOIS MOMENTOS Marlucy Maria da Silveira RIBEIRO, Magali BARÇANTE | PDF 345-359 |
FORMAÇÃO E EXPERIÊNCIA: DIMENSÕES MULTIFACETADAS DA DOCÊNCIA DE LÍNGUAS Lucivânia Antônia da Silva Périco | PDF 360-383 |
Inglês Instrumental em Cursos Técnicos: O processo de Ensino-Aprendizagem sob a Perspectiva Sociocultural Jéssica Laira de Araujo Esgoti Uliana | PDF 384-403 |
INGLÊS PARA FINS ESPECÍFICOS: CONHECER A NECESSIDADE DOS ALUNOS, SELECIONAR TEXTOS AUTÊNTICOS E AVALIAR Ana Carla Lanzi Ciola | PDF 404-422 |
INTERCÂMBIO CULTURAL DE INGLÊS DO CENTRO PAULA SOUZA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA Darli Regina Paschoalini Vaccari, Mariane Teixeira | PDF 423-439 |
INTERDISCIPLINARIDADE E O ENSINO DA LÍNGUA INGLESA PARA FINS ESPECÍFICOS: RELATO SOBRE UM GRUPO DE ALUNOS DO CURSO DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE DE SISTEMAS. Rosana Aparecida Bueno de NOVAIS, Mônica Éboli De NIGRIS | PDF 440-453 |
JOGOS PARA CELULAR: UMA EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR NA APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA Teresinha de Fátima Nogueira, Juliana Forin Pasquini Martinez, Angélica Gomes de Oliveira | PDF 454-477 |
O ENSINO DA LÍNGUA INGLESA E SUA IMPORTÂNCIA PARA O DESENVOLVIMENTO DO APLICATIVO E-TRANSPLANTE Eliane Euzébio, Karla Maria Santos de Andrade Costa, Solange Cristina Maida Bazzon | PDF 478-493 |
O Impacto do uso das Novas Tecnologias em Aulas de Inglês para cursos Tecnológicos Margareth Ramos Teixeira Miyamoto | PDF 494-507 |
PADLET: CONSTRUINDO A AUTONOMIA NA APRENDIZAGEM DE INGLÊS Zenaide Moschim Gianini | PDF 508-527 |
PEDAGOGIA DE PROJETOS: Práticas Bem-Sucedidas em Aulas de Inglês Luciani Vieira Gomes Alvareli, Taciana Oliveira Carvalho Coelho | PDF 528-549 |
Programa Fatec Idiomas: Ensino de idiomas com cidadania e responsabilidade social Jefferson Biajone | PDF 550-572 |
Relato de uma experiência docente: as tarefas comunicativas no ensino de Inglês Simone Cristina SUCCI | PDF 573-584 |
RELATO SOBRE A REALIZAÇÃO DA ATIVIDADE DE TELETANDEM NO CONTEXTO DE ENSINO TECNOLÓGICO Lidiane Luvizari-Murad | PDF 585-595 |
Sistema de Informação para avaliação de proficiência de língua estrangeira: Relato de sua evolução tecnológica Magali Barçante, Lílian Simão Oliveira, Marlucy Maria da Silveira Ribeiro | PDF 596-613 |
Tecnologia no Ensino de Língua Adicional: Personalização e Autonomia do aluno por meio de um modelo de Ensino Híbrido ADOLFO TANZI NETO, FERNANDA SCHNEIDER, LILIAN BACICH | PDF 614-631 |
Uma experiência de educação: surdos do mercado de trabalho revisitando a Língua Portuguesa na presença da Libras Juliana Pellegrinelli Barbosa Costa | PDF 632-648 |
Um projeto complexo e transdisciplinar nas aulas de Literatura Espanhola e Hispano-Americana Priscila Penna Ferreira | PDF 649-664 |