Revista CBTecLE – Edições Anteriores

revista cebetecle

Revista CBTecLE – ISSN 2526-4478 – Qualis B3 (2017/2018)
Revista Ensino de Línguas na Formação Técnica e Tecnológica

cbtecle@cps.sp.gov.br



v. 1, n. 1 (2019)

Revista CBTecLE – v.1, n.1 (2019) – 1º Semestre

Em sua quinta edição, a Revista CBTecLE divulga à comunidade acadêmico-científica e aos demais interessados, pesquisas, narrativas de práticas docentes e relatos de experiências sobre o ensino de línguas no contexto da educação técnica e tecnológica brasileira.
O conjunto de artigos que compõem esta edição apresenta pesquisas relacionadas a diferentes perspectivas teóricas, dentro das quais destacamos os artigos produzidos à luz das investigações e práticas centradas na participação efetiva dos estudantes na construção do processo de aprendizagem, e que tem como princípio básico o uso das metodologias ativas para estimular a autonomia do aluno.
Tenham todos uma ótima leitura!

Profª Drª Simone Telles Martins Ramos – Editora Responsável

Sumário

A INFLUÊNCIA DAS TECNOLOGIAS NO COMPORTAMENTO DAS GERAÇÕES ATUAIS: FERRAMENTAS PARA O APRENDIZADO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS
Simone Cristina Mussio, Valéria Cristiane Validório, William Barbosa da Silva
PDF
02-22
A LÍNGUA INGLESA EM UM CURSO TECNOLÓGICO EM COMÉRCIO EXTERIOR: UMA ANÁLISE DA SITUAÇÃO-ALVO
Keila Rocha Reis de Carvalho
PDF
23-44
A MONITORIA E A LÍNGUA INGLESA NA FORMAÇÃO DO TECNÓLOGO EM GESTÃO EMPRESARIAL
RAQUEL TIEMI MASUDA MARECO, MAYRA SOELLYN GONÇALVES
PDF
45-58
ASPECTOS DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE INGLÊS PARA FINS ESPECÍFICOS EM CONTEXTO PROFISSIONAL TECNOLÓGICO DE ENSINO
Cláudia Maria Paixão Mattos, Magali Barçante
PDF
59-78
CONSIDERAÇÕES SOBRE A IMPORTÂNCIA DE PROMOVER O LETRAMENTO DIGITAL PARA FINS EDUCACIONAIS NO ENSINO MÉDIO
Bruno Coimbra Ciosaki, Anna Patricia Zakem China
PDF
79-93
CULTURA: A EVOLUÇÃO DO TERMO E SUA ABORDAGEM NA SALA DE AULA
Kamyla Barbosa Coradini
PDF
94-107
ENSINANDO A DISTÂNCIA: ELABORAÇÃO DE ROTEIROS PARA A REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES AVALIATIVAS DE INGLÊS NO CURSO GESTÃO EMPRESARIAL – EaD (FATEC)
Denise Maria de Paiva Bertolucci
PDF
108-
119
JOGOS DE TABULEIRO – ALUNOS PRODUZEM A SUA AVALIAÇÃO
Zenaide Moschim Gianini
PDF
120-136
LETRAMENTO DIGITAL: O KAHOOT! COMO FERRAMENTA DE TRABALHO NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DE ESPANHOL NO ENSINO SUPERIOR TECNOLÓGICO
Maria Auxiliadora de Freitas Bastos Matias
PDF
137-153
MODELIZAÇÃO TEÓRICO-DIDÁTICA DO GÊNERO DISSERTAÇÃO ARGUMENTATIVA ADAPTADA AO VESTIBULAR DA UNESP
Kathia Alexandra Lara Canizares, Thaís Cavalcanti dos Santos, Rosa Maria Manzoni
PDF
154-174
O ARTEFATO E A MÁQUINA DO TEMPO: EXPLOSÕES DE LEITURAS DE MICROCONTOS EM UMA PERSPECTIVA DISCURSIVA
Vanderlei de Souza
PDF
175-193
O INTERCÂMBIO PROFISSIONAL PARA JOVENS – OPORTUNIDADES E BENEFÍCIOS
Mariela Zebian Bassetti FERREIRA
PDF
194-205
OS PRONOMES PESSOAIS EM POSIÇÃO DE SUJEITO EM ESPANHOL E PORTUGUÊS: CONSIDERAÇÕES GERAIS
Renata Maria de Barros
PDF
206-218
O USO DE NEOLOGISMOS EM PRODUÇÃO FONOGRÁFICA
Dulce Helena Soares
PDF
219-229
OTIMIZANDO O ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA A PARTIR DE TEORIAS LINGUÍSTICAS
Maísa Sancassani
PDF
230-245
PERSPECTIVAS DE ALUNOS PRINCIPIANTES SOBRE FATORES FACILITADORES DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE LÍNGUA ESTRANGEIRA
Fabio Madeira
PDF
246-259
POSTER DE FILMES: tradução e construção de sentido
Luís Rodolfo Cabral
PDF
260-276

v. 1, n. 2 (2018)

Revista CBTecLE – v.1, n.2 (2018) – 2º Semestre

A quarta edição da Revista CBTecLE apresenta para toda comunidade científica uma coletânea de artigos que aborda o ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras no ensino técnico e tecnológico por meio de pesquisas e práticas de ensino realizadas à luz de diferentes perspectivas teóricas e que foram apresentadas aos participantes do IV CBTecLE – Congresso Brasileiro de Línguas Estrangeiras no Ensino Técnico e Tecnológico, realizado em 27 e 28 de setembro de 2018, na Fatec Campinas, São Paulo.
Alinhados com a temática principal do congresso – Ensino de línguas em tempos de mobilidade global: tecnologia, metodologia e trabalho – esses artigos focam na interdisciplinaridade, no trabalho cada vez mais específico para a formação profissional e no uso da tecnologia para auxiliar o aprendizado dentro e fora da sala de aula. As metodologias ativas também aparecem em destaque, ressaltando a necessidade de pensarmos a Educação Profissional cada vez mais focada no desenvolvimento da autonomia do aluno.
Desejamos a todos uma ótima leitura!

Profª Drª Simone Telles Martins Ramos – Editora Responsável

Sumário

ÁREA TÉCNICA E NÚCLEO COMUM: UM EXEMPLO DE CONVERGÊNCIA ENTRE O UNIVERSO DE PRODUÇÃO DE MODA E O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA
Ingrid Trioni Nunes Machado
PDF
2 – 13
A ELABORAÇÃO DE DISCIPLINAS DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS APLICADAS AOS NEGÓCIOS POR DOCENTES NO LEA-NI/UFPBPedro Paulo Nunes da SilvaPDF
14 – 32
A EXPERIÊNCIA DE PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO ONLINE EM INGLÊS NO CONTEXTO EDUCACIONAL TECNOLÓGICO
Cristiane Oliveira Campos Gonella, Rubens Fernando de Souza Lopes
PDF
33 – 45
A INTEGRAÇÃO DE ATIVIDADES COMUNICATIVAS EXTRAS COM AS UNIDADES DOS LIVROS UTILIZADOS NAS FATECS COMO FATORES DE INCENTIVO PARA O DESENVOLVIMENTO DA HABILIDADE ORAL
Valquiria Pereira Alcantara, Lígia Razera Gallo, Inês Teixeira Barrancos
PDF
46 – 61
A SOCIOLINGUÍSTICA, LÍNGUA MATERNA E A ESCOLHA DE UMA METODOLOGIA DE ENSINO DE LÍNGUA INGLESA
Victor Carreao
PDF
62 – 74
ESCRITA COLABORATIVA: UMA EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR
Ana Carla Lanzi Ciola, Camila Maria da Costa KAMI, Nancy Aparecida Guanaes Bonini
PDF
75 – 89
FERRAMENTAS COMPUTACIONAIS PARA ANÁLISE E REPRESENTAÇÃO DE DADOS QUALITATIVOS E O ENSINO MÉDIO INTEGRADO – CONSTRUINDO E VISUALISANDO DEFINIÇÕES.
Maria Glalcy Fequetia Dalcim
PDF
90 – 109
GAMIFICAÇÃO NO ENSINO DAS LÍNGUAS PORTUGUESA E ESPANHOLA: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO IFSP AVARÉ
Maressa De Freitas Vieira, Elaine Aparecida Campideli Hoyos
PDF
110 – 123
LÍNGUA INGLESA E TECNOLOGIA: O USO DO QUIZLET EM SALA DE AULA
Bárbara Alves da Rocha Franco
PDF
124 – 142
LÍNGUA INGLESA NO COMÉRCIO EXTERIOR: SEU RELACIONAMENTO COM DISCIPLINAS PROFISSIONALIZANTES
Jefferson Biajone, Francine Baltazar
PDF
143 – 162
METODOLOGIAS ATIVAS: SABERES, REPRESENTAÇÕES E IMPLICAÇÕES PARA A SALA DE AULA DE LÍNGUA INGLESA
Lise Virgínia Vieira de Azevedo, Teresinha de Fátima Nogueira
PDF
163 – 175
O USO DE SÉRIES EM SALA DE AULA COMO RECURSO PARA ENSINO DE LINGUA INGLESA
Bárbara Alves da Rocha Franco
PDF
176 – 191
PLANEJAR E REPENSAR: UMA ANÁLISE DAS NECESSIDADES MÚTUAS Planning and rethinking: a mutual needs analysis
Luciana Moraes Silva Octaviano
PDF
192 – 204
Reflexões sobre o papel da língua inglesa no contexto do ensino tecnológicoTalita Annunciato RodriguesPDF
205 – 217

v. 1, n. 1 (2018)

Revista CBTecLE – v.1, n.1 (2018) – 1º Semestre

A Educação está vivenciando uma era de importantes transformações, pois a mudança na forma de relacionamento do indivíduo com o mundo que a tecnologia trouxe para a vida moderna tem afetado profundamente a forma de aprender.
Pensando nisso, ampliamos o enfoque da Revista CBTecLE no que se refere ao ensino-aprendizagem de línguas sempre privilegiando as novas metodologias e o uso das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs).
A terceira edição apresenta uma coletânea de artigos acadêmicos com os resultados de pesquisas sobre o ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras e narrativas de práticas de ensino de línguas estrangeiras desenvolvidas sobretudo no contexto tecnológico.
Essa importante contribuição de docentes e pesquisadores tem como objetivo estimular as discussões acerca do ensino de línguas estrangeiras no contexto atual.
Agradecemos a toda equipe editorial pelas valiosas contribuições para a publicação desta edição.

Profª Drª Simone Telles Martins Ramos – Editora Responsável

Sumário

AÇÕES REFLEXIVAS NA UTILIZAÇÃO DAS NOVAS TECNOLOGIAS NO CONTEXTO ACADÊMICO: A CRIAÇÃO DE VÍDEOS NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA COMO FERRAMENTA INTEGRADORA E FACILITADORA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZADO
Linda Catarina Gualda
PDF
1 – 20
A BUSCA PELA TRADUÇÃO DE TERMOS TÉCNICOS DA ÁREA DE MANUTENÇÃO DE AERONAVES: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO.
Daniela Terenzi, Mayara Thayanna Barros Pantoja
PDF
21 – 32
A LÍNGUA INGLESA COMO COMPETÊNCIA ESSENCIAL PARA A FORMAÇÃO DE GESTORES EM LOGÍSTICA GLOBAL
Elisiane Alves de Oliveira
PDF
33 – 43
A RELEVÂNCIA DOS SABERES DOCENTES PARA A CONSTITUIÇÃO DO PROFESSOR DE LÍNGUA ESPANHOLA
Simone Cristina Mussio, Silvana Aparecida Duarte da Silva
PDF
44 – 63
BARTLEBY, O ESCRIVÃO: LINGUAGEM E ETHOS NA CONSTRUÇÃO DE UM IMPASSE
Mônica Éboli De Nigris, Rosana Bueno Novais
PDF
64 – 78
COMPREENSÃO AUDITIVA: PROCESSOS, ESTRATÉGIAS E PERSPECTIVAS
Teresinha de Fátima Nogueira
PDF
79 – 96
CONTRASTES NA PRODUÇÃO DE VOGAIS DA LÍNGUA INGLESA: UM ESTUDO COM O USO DE TÉCNICAS DE FONÉTICA ACÚSTICA E ULTRASSONOGRAFIA
Amaury Flávio Silva
PDF
97 – 115
CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA PARA INTERNET: INGLÊS INSTRUMENTAL E AS QUATRO HABILIDADES
Jéssica Laira de Araujo Esgoti Uliana
PDF
116 – 130
ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E CONCEPÇÃO DE GRAMÁTICA VEICULADA NOS TEXTOS EDUCACIONAIS
Jucenilton Alves dos Santos
PDF
131 – 150
ENTRE RESISTÊNCIAS, DESAFIOS E (IM)POSSIBILIDADES: A EMERGÊNCIA DO PROFESSOR DE LÍNGUA INGLESA NO ENSINO SUPERIOR TECNOLÓGICO SOB LENTES DISCURSIVAS
Lucas Rodrigues Lopes, Cátia Veneziano Pitombeira
PDF
151 – 160
GÊNEROS ACADÊMICOS: METODOLOGIA DE TRABALHO EM CURSOS TECNOLÓGICOS
Rosana Helena Nunes
PDF
161 – 178
O CONHECIMENTO METACOGNITIVO NO PROCESSO DE APRENDER UM NOVO IDIOMA: O QUE SE SABE E O QUE SE CRÊ QUE SE SABE SOBRE A APRENDIZAGEM DE UM NOVO IDIOMA
Fabio Madeira
PDF
179 – 192
O USO DAS TICS COMO INSTRUMENTO PARA ENSINO DA LÍNGUA INGLESA: PERSPECTIVAS E DESAFIOS
Bárbara Alves da Rocha Franco
PDF
193 – 202

v. 1, n. 2 (2017)

Revista CBTecLE – v.1, n.2 (2017) – 2º Semestre

As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) têm criado espaços para a construção do conhecimento. A internet, em particular, propiciou o acesso à informação, tornando a comunicação descentralizada e revigorando o potencial de democratização da educação na esfera pública. Embora o acesso às TDIC na educação possa criar possibilidades de inserção social, política e cultural, é importante compreender que a utilização das novas tecnologias não deve ser considerada como simples uso de ferramentas, mas como uma prática social que poderá mediar o processo de ensino-aprendizagem e facilitar os saberes dos indivíduos envolvidos neste processo.
Nesse sentido, a segunda edição da Revista CBTecLE propõe-se a ser um espaço onde possamos apresentar os resultados de estudo e práticas referentes ao ensino-aprendizagem de línguas, proporcionando a reflexão sobre o papel da escola na construção da autonomia do aluno, procedimentos de ensino e a revisão do papel da escola para que ela consolide como um espaço onde conhecimento seja construído de forma significativa e desafiadora, levando-se em consideração as novas demandas e recursos digitais disponíveis.
Nesta publicação são apresentados artigos acadêmicos sobre a forma como a língua é abordada enquanto objeto de estudo e relatos de práticas de ensino que descrevem o uso de tecnologias digitais para a construção do conhecimento.

Profª Drª Simone Telles Martins Ramos – Editora Responsável

Sumário

A COMPREENSÃO ORAL DE VOCABULÁRIO TÉCNICO EM CONTEXTO DE ESP
Amaury Flávio Silva
PDF
2-12
A literatura infanto-juvenil como instrumento mediador de reflexão na formação de professores
Taciana Oliveira Carvalho Coelho
PDF
13-29
As multifacetas shakesperianas em sala de aula
Bárbara Alves da Rocha Franco
PDF
30-46
Da descrição ao relatório de vistoria: uma proposta didática
Rodrigo da Silva Lima
PDF
47-62
DESENVOLVIMENTO DE JOGOS PARA A APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA: TECENDO REFLEXÕES SOBRE IDENTIDADE DISCENTE E INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO TECNOLÓGICO
Lidiane Luvizari-Murad
PDF
63-74
ENSINO DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA DE ACOLHIMENTO A IMIGRANTES E REFUGIADOS EM SÃO PAULO
Renata Taño, Eric Costa
PDF
75-97
EXPRESSÕES FORMULAICAS E COLLOCATIONS EM INGLÊS: UMA PROPOSTA DE DESCRIÇÃO POR MEIO DE ESQUEMAS DE IMAGEM
Gabrieli Damada
PDF
98-112
JOLIET JUNIOR COLLEGE e FATEC MOGI MIRIM: CAMINHOS E POSSIBILIDADES DE INTERNACIONALIZAÇÃO.
Zenaide Moschim Gianini
PDF
113-131
MODELIZAÇÃO DO GÊNERO FOTONOVELA PARA AULAS DE LÍNGUAS NA PERSPECTIVA SOCIOINTERACIONISTA
Kathia Alexandra Lara Canizares, ROSA MARIA MANZONI
PDF
132-150
O uso do aplicativo Duolingo em uma turma de Comércio Exterior na Faculdade de Tecnologia da Zona Leste de São Paulo
karla maria santos de andrade costa
PDF
151-159
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INOVADORAS NO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA PARA ESTÍMULO AO SENTIMENTO DE PERTENCIMENTO DO ALUNADO.
Marluce Gaviao Sacramento Dias
PDF
160-170
PROFISSÃO PROFESSOR: UMA REFLEXÃO ACERCA DE PERTENCIMENTO E IDENTIDADE
Elizabete Carolina Tenorio Calderon
PDF
171-183
REFLEXÕES SOBRE A IMPORTÂNCIA DAS LÍNGUAS ESTRANGEIRAS NO ENSINO SUPERIOR TECNOLÓGICO
Simone Cristina Mussio, Valéria Cristiane Validório, Véra Maria Ferro Merlini
PDF
184-195
REFLEXÕES SOBRE AS POLÍTICAS DE ENSINO DE LÍNGUAS NO BRASIL
Mariane Teixeira, Rosália Maria Netto Prados, Sonia Maria ALVAREZ
PDF
196-208
UM CONVITE À REFLEXÃO DE PRATICAS PEDAGÓGICAS PAUTADAS NA RELAÇÃO AFETO-COGNIÇÃO
Lise Virgínia Vieira de Azevedo
PDF
209-221

v. 1, n. 1 (2017)

Revista CBTecLE – v.1, n.1 (2017) – 1º Semestre

Palavras dos editores
Mariane Teixeira, Darli Regina Paschoalini Vaccari
PDF
1

Sumário

Caderno de Resumos do III CBTecLE
Darli Regina Paschoalini Vaccari
PDF
2-101
A COMPETÊNCIA COMUNICATIVA NO ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS
Flávia Herker Lopes BERNABÉ
PDF
102-127
A INTERNET COMO INSTRUMENTO DE INCLUSÃO DIGITAL NAS AULAS DE LÍNGUA ESTRANGEIRA
Paula Barbosa Pudo, Aparecido R. LÓPEZ-GUERRERO
PDF
128-145
ANALYTICAL CATEGORIES OF WRITING AND READING PRODUCTION TEXTS
Luzimar Goulart Gouvêa, Maryslan Fabiana Pereira Zuchinalli
PDF
146-161
AS CRENÇAS DOS PROFESSORES EM INGLÊS INSTRUMENTAL NOS CURSOS DE ENSINO MÉDIO TÉCNICO INTEGRADO NO IFRN
Sabrina Guedes Miranda Dantas
PDF
162-187
AVALIAÇÃO EM MOVIMENTO: DO DESEMPENHO DO ALUNO À REFLEXÃO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA
Lise Virgínia Vieira de Azevedo, Teresinha de Fátima Nogueira, Rubens Fernando de Souza Lopes, Ana Maria Pereira
PDF
188-213
CONTRIBUIÇÕES DA NOTÍCIA DE INTERNET PARA O CURRÍCULO DE INGLÊS NO CURSO DE LOGÍSTICA
Elisiane Alves de Oliveira
PDF
214-240
DIÁLOGOS: LINGUÍSTICA DE CORPUS E COMPLEXIDADE NO ENSINO DE LE COM LETRAS DE MÚSICACátia Veneziano Pitombeira, Maria Cláudia Nunes DELFINOPDF241-255
DICIONÁRIO DE AGRONEGÓCIOS: uma obra inédita e interativa no CPS
Edilene Gasparini Fernandes
PDF
256-268
DO PROJETO “ITALIANANDO A SAN PAOLO” À APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE LÍNGUA ITALIANA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Luciana Duarte BARALDI, Juliana HASS
PDF
269-282
ELABORAÇÃO DE UM GLOSSÁRIO BILÍNGUE PARA A ÁREA DE ELETRÔNICA DE POTÊNCIA
Andréia Dias Ianuskiewtz, Danilo Gomes Mochiute
PDF
283-295
English Day na FATEC Carapicuíba: uma experiência encorajadora
Inês Teixeira Barrancos, Lígia Razera Gallo, Valquiria Pereira Alcantara
PDF
296-309
ENTREVISTAS DE EMPREGO E CANDIDATOS, NO CONTEXTO DE ENSINO TECNOLÓGICO: INGLÊS TÉCNICO , INGLÊS GERAL E ALGO MAIS
Fabio Madeira
PDF
310-332
Escrita colaborativa através do aplicativo popplet
Adriana Aparecida Souza Aguiar
PDF
333-344
EXAMES DE PROFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR TECNOLÓGICO: RESULTADOS COMPARATIVOS EM DOIS MOMENTOS
Marlucy Maria da Silveira RIBEIRO, Magali BARÇANTE
PDF
345-359
FORMAÇÃO E EXPERIÊNCIA: DIMENSÕES MULTIFACETADAS DA DOCÊNCIA DE LÍNGUAS
Lucivânia Antônia da Silva Périco
PDF
360-383
Inglês Instrumental em Cursos Técnicos: O processo de Ensino-Aprendizagem sob a Perspectiva Sociocultural
Jéssica Laira de Araujo Esgoti Uliana
PDF
384-403
INGLÊS PARA FINS ESPECÍFICOS: CONHECER A NECESSIDADE DOS ALUNOS, SELECIONAR TEXTOS AUTÊNTICOS E AVALIAR
Ana Carla Lanzi Ciola
PDF
404-422
INTERCÂMBIO CULTURAL DE INGLÊS DO CENTRO PAULA SOUZA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Darli Regina Paschoalini Vaccari, Mariane Teixeira
PDF
423-439
INTERDISCIPLINARIDADE E O ENSINO DA LÍNGUA INGLESA PARA FINS ESPECÍFICOS: RELATO SOBRE UM GRUPO DE ALUNOS DO CURSO DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE DE SISTEMAS.
Rosana Aparecida Bueno de NOVAIS, Mônica Éboli De NIGRIS
PDF
440-453
JOGOS PARA CELULAR: UMA EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR NA APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA
Teresinha de Fátima Nogueira, Juliana Forin Pasquini Martinez, Angélica Gomes de Oliveira
PDF
454-477
O ENSINO DA LÍNGUA INGLESA E SUA IMPORTÂNCIA PARA O DESENVOLVIMENTO DO APLICATIVO E-TRANSPLANTE
Eliane Euzébio, Karla Maria Santos de Andrade Costa, Solange Cristina Maida Bazzon
PDF
478-493
O Impacto do uso das Novas Tecnologias em Aulas de Inglês para cursos Tecnológicos
Margareth Ramos Teixeira Miyamoto
PDF
494-507
PADLET: CONSTRUINDO A AUTONOMIA NA APRENDIZAGEM DE INGLÊS
Zenaide Moschim Gianini
PDF
508-527
PEDAGOGIA DE PROJETOS: Práticas Bem-Sucedidas em Aulas de Inglês
Luciani Vieira Gomes Alvareli, Taciana Oliveira Carvalho Coelho
PDF
528-549
Programa Fatec Idiomas: Ensino de idiomas com cidadania e responsabilidade social
Jefferson Biajone
PDF
550-572
Relato de uma experiência docente: as tarefas comunicativas no ensino de Inglês
Simone Cristina SUCCI
PDF
573-584
RELATO SOBRE A REALIZAÇÃO DA ATIVIDADE DE TELETANDEM NO CONTEXTO DE ENSINO TECNOLÓGICO
Lidiane Luvizari-Murad
PDF
585-595
Sistema de Informação para avaliação de proficiência de língua estrangeira: Relato de sua evolução tecnológica
Magali Barçante, Lílian Simão Oliveira, Marlucy Maria da Silveira Ribeiro
PDF
596-613
Tecnologia no Ensino de Língua Adicional: Personalização e Autonomia do aluno por meio de um modelo de Ensino Híbrido
ADOLFO TANZI NETO, FERNANDA SCHNEIDER, LILIAN BACICH
PDF
614-631
Uma experiência de educação: surdos do mercado de trabalho revisitando a Língua Portuguesa na presença da Libras
Juliana Pellegrinelli Barbosa Costa
PDF
632-648
Um projeto complexo e transdisciplinar nas aulas de Literatura Espanhola e Hispano-Americana
Priscila Penna Ferreira
PDF
649-664