Revista CBTecLE lança sua oitava edição

Com grande satisfação, a Coordenação de Línguas das Fatecs – CESU acaba de publicar a oitava edição da Revista CBTecLE – uma revista acadêmica voltada para discussões a respeito do ensino e aprendizagem de línguas.
A revista eletrônica, publicada pela primeira vez em 2017, com o objetivo de disponibilizar um espaço para a divulgação de pesquisas e experiências de professores e pesquisadores sobre o ensino de línguas no contexto técnico-tecnológico, tornou-se referência na educação brasileira. Dentre os temas abordados na revista, temos:

  • línguas para fins específicos;
  • análise do discurso;
  • tecnologias digitais e ensino-aprendizagem de línguas;
  • metodologias ativas;
  • currículo;
  • letramento crítico, multiculturalismo, translíngua e repertórios;
  • letramento e fluência digital, games e criação de aplicativos;
  • educação bilíngue; políticas públicas (para o ensino de línguas materna e estrangeira);
  • abordagens teóricas e aplicadas ao ensino e à aprendizagem, formação de professores e coordenadores de programas de ensino de línguas, interação, avaliação e gestão educacional nos contextos presencial e digital.

Com as mudanças ocorridas no Brasil, a partir do novo cenário educacional, como consequência da pandemia que assolou nosso país, é fundamental repensarmos as questões de ensino-aprendizagem de línguas,  para que possamos preparar nosso aluno para compreender a realidade vigente, oferecendo subsídios para que ele seja protagonista de sua de sua própria história e capaz de exercer criticamente sua cidadania diante dos novos desafios. Nesta edição, quando todos enfrentamos o grande desafio de repensarmos a prática docente diante as mais recentes demandas face à pandemia, professores e pesquisadores de diversas instituições nacionais trazem importantes contribuições para o ensino-aprendizagem de línguas.

Desejamos a todos uma ótima leitura.

https://revista.cbtecle.com.br/index.php/CBTecLE