REVISTA CBTECLE – PESQUISA EM ENSINO DE LÍNGUAS

Publicada pela primeira vez em 2017, pela coordenação de línguas das Fatecs, a Revista CBTecLE vem se consolidando como um dos mais importantes periódicos na área da Linguística para a divulgação de práticas pedagógicas e pesquisas científicas sobre o ensino de línguas no Brasil e no exterior.
Em sua primeira edição, esse periódico on-line teve como objetivo registrar e compartilhar as diversas pesquisas e experiências apresentadas durante o III CBTecLE, em 2016, um importante congresso sobre o ensino de línguas no contexto técnico e tecnológico, realizado a cada dois anos pelo Centro Paula Souza.

Com duas publicações anuais, QUALIS B3, e à espera da próxima classificação, prevista para 2021, a Revista CBTecLE, que atualmente possui instituições como a Faculdade Cultura Inglesa e Instituto Federal de São Paulo – campus São Carlos como parceiras, continua ganhando grande expressividade e reconhecimento em todo o meio acadêmico nacional. É através dela que pesquisadores e docentes de instituições públicas e privadas, a partir de experiências em seus respectivos contextos educacionais, propõem-se a repensar temáticas diversas, tais como: ensino de línguas para fins específicos, metodologias ativas, letramento e fluência digital, uso de tecnologia no ensino de línguas, entre outros.
É por meio do compartilhamento de reflexões sobre essas temáticas que docentes são estimulados a refletir sobre sua prática pedagógica, conhecer novas perspectivas para o ensino de línguas, levar seu aluno a entender a importância da língua na construção de sua cidadania e o papel do professor e do aluno para a melhoria do processo ensino-aprendizagem.

Para saber mais sobre a próxima edição da Revista CBTecLE, eixos temáticos e publicações anteriores, acesse https://revista.cbtecle.com.br