SENGI – Simpósio de Engenharia, Gestão e Inovação

O Simpósio de Engenharia, Gestão e Inovação nasceu em 2018 com o propósito de apresentar conteúdos atrativos para alunos de Graduação, Pós e Profissionais. Trata-se de um evento Científico/Tecnológico.

As áreas abordadas foram alocadas com o propósito de atingir uma variedade de especialidades, a fim de promover o networking entre os pesquisadores e motivar a busca por soluções para diferentes problemas em setores industriais e comerciais.

O evento acontecerá online em 27 e 28 de agosto/2020.

Temas

  1. INOVAÇÃO DIGITAL
    1.1. Empreendedorismo digital
    1.2. Criação de novos empreendimentos
    1.3. Digitalização de processos de inovação
    1.4. Gerenciamento de inovação digital
    1.5. Modelos de negócios orientados a dados
    1.6. Plataformas de inovação
    1.7. Atividade empreendedora em ecossistemas digitais
    1.8. Implicações sociais da inovação digital e do empreendedorismo
    1.9. Colaboração em inovação em grande escala
    1.10. Transformação digital
    1.11. Automação inteligente
    1.12. Outros tópicos em inovação digital
  1. INOVAÇÃO NO ENSINO
    2.1. Profissões do futuro e novas formações profissionais
    2.2. Metodologias ativas de ensino
    2.3. Ensino à distância e TIC aplicada ao ensino
    2.4. Integração da escola com outros ambientes para aprendizagem
    2.5. Outros tópicos em inovação no ensino
  1. INOVAÇÃO EM PROCESSOS INDUSTRIAIS
    3.1. Gestão da qualidade
    3.2. Gestão da manutenção
    3.3. Planejamento, programação e controle da produção
    3.4. Logística e gestão da cadeia de suprimentos e distribuição
    3.5. Segurança do trabalho
    3.6. Ergonomia e usabilidade
  1. INDÚSTRIA 4.0
    4.1. Manufatura aditiva
    4.2. Internet das coisas
    4.3. Robôs autônomos
    4.4. Cyber segurança
    4.5. Big data analytics e machine learning
    4.6. Sistemas integrados
    4.7. Realidade aumentada
    4.8. Simulação
    4.9. Cloud computing
    4.10. Outros tópicos em indústria 4.0
  1. PESQUISA OPERACIONAL
    5.1. Programação matemática
    5.2. Decisão multicritério
    5.3. Estatística e modelos probabilísticos
    5.4. Metaheurísticas
    5.5. Modelagem, análise e simulação
    5.6. Teoria da decisão e teoria dos jogos
    5.7. Outros tópicos em pesquisa operacional
  1. INOVAÇÃO DE PRODUTO E MARKETING
    6.1. Pesquisa de mercado
    6.2. Design do produto
    6.3. Marketing digital
    6.4. Personalização de produto, customização em massa e Co criação
    6.5. Métodos ágeis de desenvolvimento
    6.6. Outros tópicos em inovação de produto e marketing
    6.7. Design de Processos e Engenharia de Métodos
    6.8. Projeto do Trabalho
    6.9. Ergonomia e Segurança do Trabalho
  1. INOVAÇÃO EM MODELO DE NEGÓCIO E FINANÇAS
    7.1. Plataformas de inovação
    7.2. Novos modelos de negócio
    7.3. Fintechs, setor bancário e financeiro
    7.4. Outros tópicos em inovação em modelos de negócio e finanças

  2. GESTÃO ESTRATÉGICA E ORGANIZACIONAL
    8.1. Inovação aberta
    8.2. Financiamento da inovação
  1. GESTÃO DE PESSOAS
    9.1. Gestão da diversidade e inclusão nas organizações
    9.2. Novas formas de trabalho e emprego
    9.3. Políticas e práticas de gestão de Pessoas
    9.4. Gestão do conhecimento e aprendizagem
    9.5. Gestão por competências
    9.6. Gestão de equipes
    9.7. Tecnologias aplicadas aos processos de gestão de Pessoas
    9.8. Outros tópicos em gestão de pessoas
  1. GESTÃO AMBIENTAL DOS PROCESSOS PRODUTIVOS E SUSTENTABILIDADE
    10.1. Gestão de recursos naturais
    10.2. Eficiência energética
    10.3. Produção mais limpa e ecoeficiência
    10.4. Construção civil mais limpa e ecoeficiência
    10.5. Gestão de resíduos industriais e prevenção de poluição
    10.6. Sustentabilidade e inclusão social
    10.7. Outros tópicos em gestão ambiental
  1. GESTÃO DE PROJETOS
    11.1. Escritório de projetos, maturidade e organizações baseadas em projetos
    11.2. Gestão de portfólio e gestão de programas
    11.3. Novas metodologias de gestão de projetos
    11.4. Equipes virtuais
    11.5. Outros tópicos em gestão de projetos
  1. ECONOMIA CRIATIVA
    12.1. Jogos digitais
    12.2. Indústria do entretenimento
    12.3. Inovação na indústria do audiovisual
    12.4. Inovação na indústria musical e fonográfica
    12.5. Inovação no mercado editorial
    12.6. Design
    12.7. Outros tópicos em economia criativa

Valores das inscrições

Data limite: 03 de agosto de 2020

Valores para inscrição no evento:

  • Autores e profissionais: R$ 70,00 (contempla também a publicação de 1 artigo em que o inscrito seja coautor)
  • Taxa de publicação de artigos adicionais: R$ 70,00
  • Estudantes de graduação sem artigo: R$ 20,00
Fonte e saiba mais: https://sengi.tech/2020/

* Os textos, vídeos e áudios publicados são de inteira responsabilidade dos autores e não refletem, necessariamente, a opinião da Cesu. *