SENGI – Simpósio de Engenharia, Gestão e Inovação
O Simpósio de Engenharia, Gestão e Inovação nasceu em 2018 com o propósito de apresentar conteúdos atrativos para alunos de Graduação, Pós e Profissionais. Trata-se de um evento Científico/Tecnológico. As áreas abordadas foram alocadas com […]
O Simpósio de Engenharia, Gestão e Inovação nasceu em 2018 com o propósito de apresentar conteúdos atrativos para alunos de Graduação, Pós e Profissionais. Trata-se de um evento Científico/Tecnológico.
As áreas abordadas foram alocadas com o propósito de atingir uma variedade de especialidades, a fim de promover o networking entre os pesquisadores e motivar a busca por soluções para diferentes problemas em setores industriais e comerciais.
O evento acontecerá online em 27 e 28 de agosto/2020.
Temas
- INOVAÇÃO DIGITAL
1.1. Empreendedorismo digital
1.2. Criação de novos empreendimentos
1.3. Digitalização de processos de inovação
1.4. Gerenciamento de inovação digital
1.5. Modelos de negócios orientados a dados
1.6. Plataformas de inovação
1.7. Atividade empreendedora em ecossistemas digitais
1.8. Implicações sociais da inovação digital e do empreendedorismo
1.9. Colaboração em inovação em grande escala
1.10. Transformação digital
1.11. Automação inteligente
1.12. Outros tópicos em inovação digital
- INOVAÇÃO NO ENSINO
2.1. Profissões do futuro e novas formações profissionais
2.2. Metodologias ativas de ensino
2.3. Ensino à distância e TIC aplicada ao ensino
2.4. Integração da escola com outros ambientes para aprendizagem
2.5. Outros tópicos em inovação no ensino
- INOVAÇÃO EM PROCESSOS INDUSTRIAIS
3.1. Gestão da qualidade
3.2. Gestão da manutenção
3.3. Planejamento, programação e controle da produção
3.4. Logística e gestão da cadeia de suprimentos e distribuição
3.5. Segurança do trabalho
3.6. Ergonomia e usabilidade
- INDÚSTRIA 4.0
4.1. Manufatura aditiva
4.2. Internet das coisas
4.3. Robôs autônomos
4.4. Cyber segurança
4.5. Big data analytics e machine learning
4.6. Sistemas integrados
4.7. Realidade aumentada
4.8. Simulação
4.9. Cloud computing
4.10. Outros tópicos em indústria 4.0
- PESQUISA OPERACIONAL
5.1. Programação matemática
5.2. Decisão multicritério
5.3. Estatística e modelos probabilísticos
5.4. Metaheurísticas
5.5. Modelagem, análise e simulação
5.6. Teoria da decisão e teoria dos jogos
5.7. Outros tópicos em pesquisa operacional
- INOVAÇÃO DE PRODUTO E MARKETING
6.1. Pesquisa de mercado
6.2. Design do produto
6.3. Marketing digital
6.4. Personalização de produto, customização em massa e Co criação
6.5. Métodos ágeis de desenvolvimento
6.6. Outros tópicos em inovação de produto e marketing
6.7. Design de Processos e Engenharia de Métodos
6.8. Projeto do Trabalho
6.9. Ergonomia e Segurança do Trabalho
- INOVAÇÃO EM MODELO DE NEGÓCIO E FINANÇAS
7.1. Plataformas de inovação
7.2. Novos modelos de negócio
7.3. Fintechs, setor bancário e financeiro
7.4. Outros tópicos em inovação em modelos de negócio e finanças
- GESTÃO ESTRATÉGICA E ORGANIZACIONAL
8.1. Inovação aberta
8.2. Financiamento da inovação
- GESTÃO DE PESSOAS
9.1. Gestão da diversidade e inclusão nas organizações
9.2. Novas formas de trabalho e emprego
9.3. Políticas e práticas de gestão de Pessoas
9.4. Gestão do conhecimento e aprendizagem
9.5. Gestão por competências
9.6. Gestão de equipes
9.7. Tecnologias aplicadas aos processos de gestão de Pessoas
9.8. Outros tópicos em gestão de pessoas
- GESTÃO AMBIENTAL DOS PROCESSOS PRODUTIVOS E SUSTENTABILIDADE
10.1. Gestão de recursos naturais
10.2. Eficiência energética
10.3. Produção mais limpa e ecoeficiência
10.4. Construção civil mais limpa e ecoeficiência
10.5. Gestão de resíduos industriais e prevenção de poluição
10.6. Sustentabilidade e inclusão social
10.7. Outros tópicos em gestão ambiental
- GESTÃO DE PROJETOS
11.1. Escritório de projetos, maturidade e organizações baseadas em projetos
11.2. Gestão de portfólio e gestão de programas
11.3. Novas metodologias de gestão de projetos
11.4. Equipes virtuais
11.5. Outros tópicos em gestão de projetos
- ECONOMIA CRIATIVA
12.1. Jogos digitais
12.2. Indústria do entretenimento
12.3. Inovação na indústria do audiovisual
12.4. Inovação na indústria musical e fonográfica
12.5. Inovação no mercado editorial
12.6. Design
12.7. Outros tópicos em economia criativa
Valores das inscrições
Data limite: 03 de agosto de 2020
Valores para inscrição no evento:
- Autores e profissionais: R$ 70,00 (contempla também a publicação de 1 artigo em que o inscrito seja coautor)
- Taxa de publicação de artigos adicionais: R$ 70,00
- Estudantes de graduação sem artigo: R$ 20,00
Fonte e saiba mais: https://sengi.tech/2020/
* Os textos, vídeos e áudios publicados são de inteira responsabilidade dos autores e não refletem, necessariamente, a opinião da Cesu.