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Livro Gratuito – Avaliação da Educação Profissional e Tecnológica: Um campo em construção

Este livro é um articulado estudo sobre a Educação Profissional e Tecnológica (EPT), que reúne diversos pesquisadores. Os debates se concentraram em torno de três eixos. O primeiro deles, de ordem conceitual/epistemológica, é motivado por […]

Este livro é um articulado estudo sobre a Educação Profissional e Tecnológica (EPT), que reúne diversos pesquisadores. Os debates se concentraram em torno de três eixos. O primeiro deles, de ordem conceitual/epistemológica, é motivado por questões fundamentais: O que é a EPT? O que significa avaliar a EPT?; e como avaliar a EPT? O segundo eixo é voltado para a pesquisa empírica, buscando identificar investigações de natureza estatística que possam contribuir para a estruturação de um Sistema de Avaliação da Educação Profissional e Tecnológica, a partir das bases de dados existentes no próprio Inep e daquelas disponibilizadas por outros órgãos. O terceiro eixo se refere ao estudo de experiências consolidadas em relação à avaliação da EPT, apresentando aquelas desenvolvidas em território nacional.

Conteúdo

DIMENSÃO 1: CONCEITUAL E EPISTEMOLÓGICA

  • O que avaliar em educação profissional? Princípios epistemológicos
    da formação de trabalhadores
  • As estatísticas da educação profissional e tecnológica:
    silêncios entre os números da formação de trabalhadores
  • As matrizes de referência da avaliação educacional em larga
    escala na educação profissional e tecnológica
  • A avaliação do domínio psicomotor da aprendizagem:
    escala de proficiência na educação profissional
  • Meta-análise da avaliação dos programas massivos de educação
    profissional e tecnológica no Brasil


    DIMENSÃO 2: PESQUISA EMPÍRICA
  • Panorama da educação profissional e tecnológica no Brasil
  • Os cursos técnicos articulados como estratégia de universalização
    do ensino médio e ampliação da qualidade
  • A Educação profissional no Brasil: análise das diferenças
    ocupacionais e de rendimentos
  • Avaliação dos efeitos do ensino a distância nos cursos superiores
    de tecnologia: um estudo de caso focado em salários de
    graduados
  • Cursos superiores de tecnologia: avaliação da oferta a partir
    de sua concepção


    DIMENSÃO 3: EXPERIÊNCIAS CONSOLIDADAS
  • Avaliação externa da educação profissional: a experiência
    do Spaece Técnico no Ceará
  • Avaliação da educação profissional: a experiência do Senai
  • Avaliação nacional do egresso do Senac e inserção no mercado
    de trabalho
  • A evolução da avaliação institucional no Centro Paula Souza:
    do analógico ao digital: 20 anos do Sistema de Avaliação
    Institucional (SAI)
  • A plataforma Nilo Peçanha: desafios à construção de estatísticas
    e indicadores de avaliação para a Rede Federal
Fonte e mais informações: http://portal.inep.gov.br/

*Os textos, vídeos e áudios publicados são de inteira responsabilidade dos autores e não refletem, necessariamente, a opinião da Cesu.

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