Livro Gratuito – Avaliação da Educação Profissional e Tecnológica: Um campo em construção
Este livro é um articulado estudo sobre a Educação Profissional e Tecnológica (EPT), que reúne diversos pesquisadores. Os debates se concentraram em torno de três eixos. O primeiro deles, de ordem conceitual/epistemológica, é motivado por […]
Este livro é um articulado estudo sobre a Educação Profissional e Tecnológica (EPT), que reúne diversos pesquisadores. Os debates se concentraram em torno de três eixos. O primeiro deles, de ordem conceitual/epistemológica, é motivado por questões fundamentais: O que é a EPT? O que significa avaliar a EPT?; e como avaliar a EPT? O segundo eixo é voltado para a pesquisa empírica, buscando identificar investigações de natureza estatística que possam contribuir para a estruturação de um Sistema de Avaliação da Educação Profissional e Tecnológica, a partir das bases de dados existentes no próprio Inep e daquelas disponibilizadas por outros órgãos. O terceiro eixo se refere ao estudo de experiências consolidadas em relação à avaliação da EPT, apresentando aquelas desenvolvidas em território nacional.
Conteúdo
DIMENSÃO 1: CONCEITUAL E EPISTEMOLÓGICA
- O que avaliar em educação profissional? Princípios epistemológicos
da formação de trabalhadores
- As estatísticas da educação profissional e tecnológica:
silêncios entre os números da formação de trabalhadores
- As matrizes de referência da avaliação educacional em larga
escala na educação profissional e tecnológica
- A avaliação do domínio psicomotor da aprendizagem:
escala de proficiência na educação profissional
- Meta-análise da avaliação dos programas massivos de educação
profissional e tecnológica no Brasil
DIMENSÃO 2: PESQUISA EMPÍRICA
- Panorama da educação profissional e tecnológica no Brasil
- Os cursos técnicos articulados como estratégia de universalização
do ensino médio e ampliação da qualidade
- A Educação profissional no Brasil: análise das diferenças
ocupacionais e de rendimentos
- Avaliação dos efeitos do ensino a distância nos cursos superiores
de tecnologia: um estudo de caso focado em salários de
graduados
- Cursos superiores de tecnologia: avaliação da oferta a partir
de sua concepção
DIMENSÃO 3: EXPERIÊNCIAS CONSOLIDADAS
- Avaliação externa da educação profissional: a experiência
do Spaece Técnico no Ceará
- Avaliação da educação profissional: a experiência do Senai
- Avaliação nacional do egresso do Senac e inserção no mercado
de trabalho
- A evolução da avaliação institucional no Centro Paula Souza:
do analógico ao digital: 20 anos do Sistema de Avaliação
Institucional (SAI)
- A plataforma Nilo Peçanha: desafios à construção de estatísticas
e indicadores de avaliação para a Rede Federal
Fonte e mais informações: http://portal.inep.gov.br/
*Os textos, vídeos e áudios publicados são de inteira responsabilidade dos autores e não refletem, necessariamente, a opinião da Cesu.