EduCAPES dá acesso a 130 mil objetos educacionais

Por Redação CCS/CAPES

O aplicativo eduCAPES oferece aos professores a possibilidade de encontrar, aproximadamente, 130 mil objetos de aprendizagem por dispositivos móveis, como tablets e smartphones. Este é um dos seis apps criados pela CAPES para facilitar a vida de seus usuários com a oferta de um variado material para estudo a distância.

Sua principal finalidade é a busca por livros didáticos, artigos, teses, dissertações, videoaulas, áudios, imagens e outros materiais de pesquisa e ensino que estejam licenciados para acesso aberto. A versão móvel facilitou o acesso à plataforma eduCAPES.

Carlos Lenuzza, diretor de Educação a Distância e de Formação de Professores da Educação Básica da CAPES, destaca a evolução da plataforma nos últimos anos. “O portal eduCAPES foi lançado em setembro de 2016 com a oferta de materiais de pesquisa e ensino sob domínio público da Universidade Aberta do Brasil (UAB). O escopo aumentou e variamos as fontes”, explica.

A CAPES mantém parceria com várias instituições, o que torna o acervo múltiplo. Pelo eduCAPES, um professor pode, por exemplo, apresentar a seus alunos a vida de Stephen Hawking, físico britânico autor da Teoria de Tudo — que busca explicar todos os fenômenos físicos em um único tratado teórico matemático. Também é possível um pesquisador estudar as peculiaridades da adaptação de um livro impresso para um tablet.

O aplicativo aumentou ainda mais o acesso a esses conteúdos. “O eduCAPES é um recorte da própria internet, com ênfase na educação. É um mundo de possibilidades, o acesso a centenas de milhares de materiais na palma da mão”, observa Alexandre Martins, coordenador de Ensino e Tecnologia de Ensino a Distância da CAPES.

Fonte: CCS Capes - https://www.gov.br/capes/pt-br/assuntos/noticias/educapes-da-acesso-a-130-mil-objetos-educacionais

* Os textos, vídeos e áudios publicados são de inteira responsabilidade dos autores e não refletem, necessariamente, a opinião da Cesu. *