Evento Cetic.br 15 anos: medindo a transformação digital para a construção de sociedades mais inclusivas

O Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br) do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) completa 15 anos em 2020, em um momento marcante para o debate sobre a transformação digital e construção da sociedade da informação e do conhecimento. A pandemia COVID-19 evidenciou ainda mais a relevância das tecnologias digitais em diversos aspectos da vida, ao mesmo tempo em que expôs desigualdades que afetam a distribuição de oportunidades advindas do acesso à Internet e do seu uso.

As tecnologias digitais, e em particular a Internet e os dispositivos móveis, passaram a desempenhar papel central para a viabilidade de políticas de distanciamento social – apoiando o teletrabalho, comércio eletrônico, ensino remoto e o acesso a serviços públicos emergenciais – mas também no enfrentamento à pandemia, como a circulação de informações sobre a doença, rastreamento de casos através de Inteligência Artificial e atenção via telemedicina.

Ao mesmo tempo em que o acesso à Internet figura como um item essencial ao bem-estar no atual contexto, cresce a preocupação com os números riscos inerentes ao novo momento. A reflexão sobre temas como a privacidade e proteção de dados pessoais, vigilância, transparência dos algoritmos e desinformação é imperativa. Para além dos esforços multissetoriais necessários para enfrentar tais questões, é cada vez mais evidente a preocupação com a formação de habilidades digitais que permitam maior resiliência de cidadãs e cidadãos.

As pesquisas TIC conduzidas pelo CGI.br/NIC.br, por meio do Cetic.br, oferecem uma retrospectiva aprofundada da adoção e uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC) em diversos segmentos da sociedade no Brasil.

Nos dias 23 e 24 de novembro será realizado dois webinários comemorativos aos 15 anos do Cetic.br, que visam promover debates que relacionem as evidências obtidas durante essa trajetória com os desafios para as políticas públicas no futuro. Os encontros contarão com o lançamento dos livros TIC Domicílios 2019, TIC Kids Online Brasil 2019, TIC Educação 2019 e TIC Saúde 2019.

O evento será transmitido ao vivo pelo YouTube (https://www.youtube.com/NICbrvideos), com legendagem e tradução simultânea para o inglês e para o espanhol.

Agenda

– 23 de novembro – 10:30 às 12:30 (GMT-3) – Webinário I – Saúde digital em foco: lições da pandemia e tendências para o futuro
Keynote: Daniel Luna (Chief Information Officer, Hospital Italiano de Buenos Aires)
Painelistas:

  • Alison Gillwald (Diretora Executiva, Research ICT Africa)
  • José Eduardo Krieger (Professor Titular, Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo / Chefe, Laboratório de Genética e Cardiologia Molecular do Instituto do Coração – HC-FMUSP)
  • Sonia Jorge (Diretora Executiva, Alliance for Affordable Internet – A4AI / Diretora de Inclusão Digital, Web Foundation)

Moderador: David Novillo (Gerente de Programas e Líder de Unidade, Escritório Regional para a Europa da Organização Mundial da Saúde – OMS)

– 24 de novembro – 10:30 às 12:30 (GMT-3) – Webinário II – Educação remota e a crise sanitária: desafios para a garantia de direitos e promoção do bem-estar
Keynote: Divina Frau-Meigs (Universidade Sorbonne Nouvelle)
Painelistas:

  • Daniela Trucco (Oficial de Assuntos Sociais, Divisão de Desenvolvimento Social da CEPAL)
  • Dorothy Gordon (Presidente, Information for All Programme, IFAP-UNESCO)
  • Jasmina Byrne (Chefe, Policy Office of Global Insight and Policy do UNICEF)

Moderadora: Marlova Jovchelovitch Noleto (Diretora e Representante da UNESCO no Brasil)

Fonte: https://cetic.br/pt/ceticbr15anos/

* Os textos, vídeos e áudios publicados são de inteira responsabilidade dos autores e não refletem, necessariamente, a opinião da Cesu. *