V Congresso Nacional de Formação de Professores e XV Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores – NOVAS DATAS

COMUNICADO

 Considerando a evolução da pandemia do Covid-19 no Brasil, a Comissão Organizadora do V Congresso Nacional de Formação de Professores e XV Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores comunica que o evento foi transferido para 28 a 30 de setembro de 2020.  

  A Comissão continuará acompanhando as orientações oficiais relativas à pandemia, com permanente avaliação das possibilidades de realização do Congresso ainda em 2020.

  O prazo para submissão dos trabalhos foi prorrogado para 15/06/2020.


Temática central
Educação para o cuidado do mundo: dimensões científicas,éticas e estéticas da formação docente

Local e Data
Hotel Majestic – Praça Dr. Vicente Rios, 160 – Jardim Paraíso, Águas de Lindóia – SP
Início: 22/06/2020 Término: 24/06/2020

O V Congresso Nacional de Formação de Professores e XV Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores tem como finalidade criar espaços destinados à reflexão e análise das políticas e práticas para a formação de professores no Brasil, bem como levar a outras proposições ao instigar o debate teórico e político entre os participantes acerca da formação inicial de professores para as diferentes áreas do conhecimento da educação básica.
A proposição atual concentra a atenção na problemática da “educação para o cuidado do mundo: dimensões científicas, éticas e estéticas da formação docente”. Lembremo-nos de que as referências à educação implicam quase sempre um tempo por vir. Mas, como já se indagou: “de que amanhã se fala”? E podemos responder: daquele no qual os que hoje educam possam ver concretizada a sua contribuição para que as novas gerações saibam cuidar do mundo. Dos recursos físicos como dos humanos, dos indivíduos como das coletividades, dos conhecimentos como do acesso a eles. Da inovação como da conservação, da invenção como da técnica. Cuidar de si como cuidar do outro.
Há nesse modo de dizer as coisas uma tentativa de projetar possibilidades que devem ser garantidas pela educação. Conhecimentos, valores e invenções estão no cerne de tal proposição. Inventar novos modos de ser, conhecer e viver juntos. O que ousaremos ensinar? Os limites disciplinares escolares não podem ferir as possibilidades de ampliação desses modos de ser, conhecer e viver juntos mas a dissolução desses limites não pode deixar de assegurar o caráter estruturante do conhecimento científico, ético e estético como condição para um cuidado do mundo.
Tais são as inquietações que nos levam a reconstruir as questões da formação de professores e da educação das novas gerações.

Eixos Temáticos
1) Políticas e práticas de formação inicial de professores da educação básica
2) Políticas e práticas de formação continuada e desenvolvimento profissional de professores da educação básica
3) Formação de professores alfabetizadores e de professores da educação infantil
4) Políticas e práticas para a formação de professores na perspectiva da inclusão
5) Formação e desenvolvimento profissional de professores do ensino superior
6) Inovações metodológicas e o uso de tecnologias na formação inicial e continuada de professores

* Os textos, vídeos e áudios publicados são de inteira responsabilidade dos autores e não refletem, necessariamente, a opinião da Cesu. *