VEm 13 destaca Projetos Colaborativos Internacionais com Portugal

A décima terceira edição de VEm, newsletter dos Projetos Colaborativos Internacionais (PCIs/Cesu), destaca PCIs realizados com o Instituto Dom Dinis (ISDOM), de Portugal, pelas Fatecs das cidades de Cruzeiro, Guaratinguetá, Lins, São Caetano do Sul e Sertãozinho.

Os coordenadores de curso de Gestão da Produção Industrial nas unidades de Cruzeiro, Guaratinguetá e Sertãozinho desenvolvem, com seus alunos e os estudantes do ISDOM (orientados por Arminda Pata) um PCI voltado a estudos sobre temas diversos relacionados ao gerenciamento de processos na indústria, como: planejamento e controle de serigrafia em garrafas de vidro, processos de fabricação de moldes e alteração de layout para melhoria no fluxo de produção da indústria moveleira. Além dos coordenadores Aníbal Evaristo Fernandes (Cruzeiro), Juliano Endrigo Sordan (Sertãozinho) e Luiz Antônio Alvarenga (Guaratinguetá), o professor Leônidas Morais (Cruzeiro) auxilia na orientação dos trabalhos.

Na Fatec de Guaratinguetá, existe mais um PCI com o ISDOM, sobre processos, manufatura, embalagem e desenvolvimento de produtos em polímeros e vidros. Coordenam as atividades os professores brasileiros Rosinei Batista Ribeiro e Ana Raquel Elisa Satim Rodrigues e os portugueses Susana Ramalho, Filipa Cardal e Antônio Guilherme Cristiano.

Uma dobradinha entre as unidades de Lins e Sertãozinho aborda o tema da gestão de resíduos sólidos em empresas brasileiras e portuguesas. Conduzem os trabalhos os coordenadores Sandro da Silva Pinto (curso de Gestão da Qualidade da Fatec Lins) e Fernando Frachone Neves (curso de Gestão Empresarial da Fatec Sertãozinho), com Arminda Pata e José Mendes (ISDOM).

Na Fatec São Caetano do Sul, Paula Daniela da Silva Monciatti, professora do curso de Comércio Exterior, pesquisa com Fernando Remondes (ISDOM) e seus alunos o fluxo de materiais e estoques na cadeia do vidro no setor metal-mecânico.

Na página 4 de VEm, a seção “Boas Práticas” traz o depoimento de um veterano em PCIs, o coordenador do curso de Comércio Exterior da Fatec Indaiatuba, Ricardo Nóbrega.

A edição resume ainda palestras e comunicações em eventos internacionais realizadas pelo coordenador da equipe PCI/Cesu, Osvaldo Succi Junior, no primeiro semestre de 2022.