VEm 15 destaca o IVES 2022 Cesu, International Virtual Exchange Symposium 2022

A décima quinta edição da VEm está inteiramente dedicada ao IVES Cesu 2022 – International Virtual Exchange Symposium, realizado em 8 de dezembro pela equipe dos Projetos Colaborativos Internacionais (PCIs/Cesu) e transmitido pelo Canal do YouTube da Cesu.

A abertura contou com a participação de representantes da Unidade do Ensino Superior de Graduação do Centro Paula Souza (Cesu – CPS), da Assessoria de Relações Internacionais (ARInter – CPS) e da State University of New York (SUNY/EUA).

Em seguida correram apresentações de parceiros internacionais na realização de PCIs com as Fatecs: Tianjin Normal University/China, Symbiosis Centre for Management Studies (Symbiosis International (Deemed University)/Índia), Durban University of Technology (DUT/África do Sul), SUNY COIL Center (EUA) e Uniminuto (Colômbia).

No período da tarde, foi a vez dos relatos do Centro Paula Souza, iniciando pela apresentação do Eixo de Línguas e Projetos Internacionais. Depois, houve as apresentações das gestoras pedagógicas regionais Danila Bertolin, Fernanda Coelho e Juliana Tonon. Isabel Cristina Contro Castaldo, da ARInter, trouxe a experiência do Programa de Aprendizagem Colaborativa Internacional (ProCin), que levou às Etecs, em 2021, a prática de Intercâmbios Virtuais desenvolvida nos PCIs das Fatecs desde 2013. Por fim, professores das Fatecs Jaboticabal, Garça e Franco da Rocha relataram PCIs em suas unidades.