Webinário CBTecLE 2020 foi um sucesso

Nos dias 17 e 18 de setembro de 2020, a Coordenação de Línguas da Cesu, com o apoio da Fatec Guaratinguetá, realizou o Webinário CBTecLE 2020. O evento contou com a presença de professores e pesquisadores de diversas instituições brasileiras.

Em virtude do momento atual, o tradicional Congresso Brasileiro de Línguas na Formação Técnica e Tecnológica – CBTecLE, que sempre foi um momento de encontros presenciais entre os profissionais da área de Letras e Linguística para discutir tendências e resultados de pesquisas na área, ganhou uma verão online.

O tema central, Ensino de línguas em tempos de pandemia e perspectivas para a pós pandemia: transformação digital na Educação, fomentou a reflexão de como estamos superando as dificuldades oriundas da forçosa passagem do presencial para o remoto, pensando nos aprendizados que tivemos e nas heranças que deixaremos para o futuro.

No primeiro dia do evento foi realizada uma Mesa Redonda abordando o Uso de Metodologias Ativas no Ensino Online de Línguas, que trouxe luz a um tema muito atual: o uso de metodologias ativas em ambiente virtual. Também tivemos uma Mesa Redonda sobre o Ensino Online vs EaD – diferenças e similitudes, que deixou claro o papel de cada uma das modalidades e os atores envolvidos no processo. No segundo dia do evento, tivemos a terceira Mesa Redonda, com o tema instigante – Avaliação de Competências Linguísticas no Ensino Online de Línguas. Em seguida, a temática abordada foi Obstáculos e Sucessos nas Aulas Online de Línguas, que trouxe alguns exemplos de superação de obstáculos, com consequente aprendizado.

Vale ressaltar que houve uma grande procura para a submissão de videopôsteres, com os relatos de professores e pesquisadores de diversas partes do país, contando ações bem sucedidas, e compartilhando atividades. Os números foram muito satisfatórios e estão apresentados no infográfico.

Confira os materiais que os palestrantes disponibilizaram e as gravações do Webinário CBTecLE 2020 no Canal Cesu, o canal oficial da Cesu no YouTube.

O tradicional evento, em formato presencial, está planejado para 2021, na Fatec Guaratinguetá, quando então daremos continuidade às discussões iniciadas neste momento.