Intercâmbios VirtuaisLínguas

VEm, publicação bimestral dos Projetos Colaborativos Internacionais (PCIs/Cesu), conquista ISSN

A publicação on-line bimestral VEm, dos Projetos Colaborativos Internacionais da Unidade do Ensino Superior de Graduação (PCIs/Cesu), conquistou o ISSN (International Standard Serial Number) em 15 de março de 2024. O Centro Brasileiro do ISSN atribuiu o número 2965-8888 à publicação, que faz parte do conjunto das publicações Cesu, entre as quais está a Revista CBTecLE, avaliada com Qualis B1.

Na gênese, o projeto editorial era de um informativo bimestral voltado a professores e gestores de Fatecs, com as seções fixas “Quem é Quem”, apresentando personalidades internacionais do “mundo COIL” (Collaborative Online International Learning, ou Intercâmbios Virtuais) e “Boas Práticas”, compartilhando depoimentos de professores sobre suas experiências em PCIs.

A partir de seu número 14, em outubro de 2022, VEm ganhou um novo projeto gráfico, elaborado pela equipe de Estruturação e Desenvolvimento Instrucional (EDI/Cesu), além de aprimoramentos editoriais. Por exemplo, as entrevistas para a seção “Quem é Quem” tornaram-se mais longas e passaram a ser gravadas em vídeo. Isso permitiu o aprofundamento das temáticas abordadas com os especialistas internacionais em COIL, além da edição de vídeos para as playlists do Canal Cesu no YouTube.

O que era inicialmente um informativo para difusão de notícias sobre os PCIs, voltadas a professores e gestores de Fatecs, transforma-se em um espaço interpretativo de pautas emergentes no mundo dos Intercâmbios Virtuais, com um fórum colaborativo de compartilhamento de ideias e propostas de professores “PCIzeiros”, como são chamados os orientadores de PCIs/Cesu.

“Esta nova fase do VEm, alinhada com as demais revistas da Cesu, abre um espaço para os professores expressarem suas opiniões”, comenta Osvaldo Succi Junior, coordenador dos PCIs/Cesu.  A equipe dos PCIs/Cesu, que marca presença nos principais congressos e eventos da área de Intercâmbios Virtuais, produzindo comunicações acadêmicas, celebra a conquista do ISSN para VEm e agradece a Thais Lari Braga Cilli, da EDI/Cesu, que sugeriu a proposta de cadastro no Centro Brasileiro do ISSN e cuidou de todos os detalhes para cumprimento dos requisitos necessários.

“A publicação segue com sua veia jornalística (não é um periódico científico, tal como a Revista CBTecLE) e amplifica seu diapasão da tônica informativa para a interpretativa”, esclarece Patrícia Sales Patrício, editora do periódico.

Junto com o ISSN, o VEm também ganhou uma nova casa: a edição nº 22, referente a março e abril, e todas as edições já lançadas estarão armazenadas no portal Publicações Cesu para pesquisa, consulta e distribuição.