Equipe dos Projetos Colaborativos Internacionais da Cesu/CPS apresenta trabalhos na conferência Faubai
Maior e mais longevo evento sobre internacionalização da educação superior da América Latina ocorre de 21 a 24 de abril, em São Paulo
A equipe dos Projetos Colaborativos Internacionais (PCIs/Cesu) teve três trabalhos aprovados, além de ser convidada a participar da moderação de sessões e de mesa-redonda na conferência internacional Faubai 2024, que ocorre de 21 a 24 de abril no Centro de Convenções Rebouças, na capital paulista.
A Associação Brasileira de Educação Superior (Faubai), organiza, desde 1988, conferências anuais sobre internacionalização: é o mais antigo evento sobre o tema na América Latina. Este ano, 650 participantes de mais de 20 países se reúnem para discutir abordagens críticas e antirracistas, no contexto de uma internacionalização plural. “Temos o importante desafio de buscar uma internacionalização que entenda a cooperação internacional a partir de novas óticas, cada vez mais inclusivas e diversas, e incorpore novas visões e vozes de todas as regiões do mundo, novos significados, novas epistemologias”, ressalta José Celso Freire Junior, Presidente da FAUBAI e Assessor de Relações Externas da Unesp. Afinal, o tema de 2024 é “Inviting for a new Journey” (em tradução livre, “Convite para uma nova jornada”).
Osvaldo Succi Junior, coordenador dos PCIs/Cesu, apresenta dois trabalhos. O primeiro, elaborado em coautoria com Patrícia Sales Patrício, responsável pela comunicação dos PCIs/Cesu, e Carlos Eduardo Dantas de Menezes, professor da Fatec Ipiranga, será apresentado no dia 22 às 10h. O título é “Improving COIL coordinators’ Decision-Making Process through Data-Informed Strategies” (ou “Aprimoramento do processo de tomada de decisão dos coordenadores de COIL [Intercâmbios Virtuais] por meio de estratégias informadas por dados”).
Trata-se de uma pesquisa exploratória conduzida por Menezes com seus alunos do curso de Big Data para Negócios a partir das pesquisas de percepção aplicadas pela equipe dos PCIs/Cesu aos alunos e professores envolvidos nos PCIs desde 2020. Técnicas como árvore da decisão, bag of words (literalmente, “saco de palavras”) e diagrama de Venn foram utilizadas para ensaiar modelos preditivos. A técnica da árvore da decisão, por exemplo, demonstrou que clareza dos objetivos de aprendizagem no design de PCIs é um dos principais fatores de sucesso – ou seja, manutenção do projeto por mais de duas edições.
Na sessão imediatamente a seguir (10h20), Succi Junior aborda o tema “Using Artificial Intelligence as an Assistive Tool for COIL VE Coordinators in Project Design” (traduzindo, “Uso da inteligência artificial como ferramenta de auxílio para coordenadores de Intercâmbios Virtuais no design de projetos”).
Como moderador, Succi Junior atuará na sessão sobre Intercâmbios Virtuais agendada para 23 de abril, das 9h às 11h. E participará também da mesa-redonda “Intercâmbio Virtual: ações realizadas na UEM, Unesp e Centro Paula Souza”, das 17h às 18h30 no dia 23 de abril.
Ana Carolina Freschi, responsável pelos PCIs em inglês, fala sobre “Virtual Exchange in Technological Higher Education: The Role of Foreign Language Teachers as Promoters of Internationalization” (em português, “Intercâmbio virtual no ensino superior tecnológico: O papel dos professores de línguas estrangeiras como promotores da internacionalização”. O trabalho foi elaborado em coautoria com Neusa Haruka Sezaki Gritti, responsável pelo apoio pedagógico e administrativo aos PCIs/Cesu.
Serviço: Faubai 2024
Data: 20 a 24 de abril
Público-alvo: gestores de relações internacionais de instituições de educação superior (IES); reitores, vice-reitores e pró-reitores de IES; especialistas em educação internacional; representantes de organizações governamentais e não-governamentais; representantes de organismos diplomáticos; membros de organizações empresariais; docentes e pesquisadores
Sobre os Intercâmbios Virtuais: Internacionalmente conhecidos como Collaborative Online International Learning (COIL), em tradução livreAprendizagem Colaborativa Internacional realizada On-line, os Intercâmbios Virtuais se tropicalizaram no Centro Paula Souza, ganhando a nomenclatura Projetos Colaborativos Internacionais (PCI).
Para saber mais sobre os Projetos Colaborativos Internacionais (PCIs/Cesu) realizados nas Fatecs.