Cursos e EventosIntercâmbios Virtuais

Núcleo de Estudos da Linguagem da Fatec Bragança Paulista organiza atividades em três centrais

A partir da diversificação das atividades acadêmicas relacionadas às línguas, o Núcleo de Estudos da Linguagem da Fatec Bragança Paulista (NELF Bragança Paulista) passou a ser organizado em três centrais desde o primeiro semestre de 2024. “Pudemos constatar que essa reorganização fortaleceu o Núcleo, fazendo com que ideias e atividades fluíssem melhor, com uma gestão compartilhada e mais participativa”, comenta Rosemary Aparecida de Souza, responsável pelo NELF Bragança Paulista.

Rosemary conta que os docentes também tiveram o apoio do diretor: “o professor Vagner Donizeti Tavares Ferreira, nosso diretor, tem incentivado e oferecido recursos para o crescimento do núcleo”.

Cada central é conduzida por um professor da unidade:

Central de Estudos (professor Daniel Medeiros): diagnóstico, divulgação e acompanhamento dos cursos extracurriculares de línguas ofertados às comunidades interna e externa, assim como incentivo ao desenvolvimento das disciplinas de línguas no currículo dos Cursos Superiores de Tecnologia;

Central de Exames (professora Ana Lúcia Leme Prestes): divulgação e gestão da aplicação dos exames de nivelamento e rendimento dos alunos e exame TOEIC a alunos, prioritariamente, e a professores e servidores da unidade;

–  Central de Internacionalização (professora Natalie Goes): divulgação e orientação para alunos e professores sobre oportunidades oferecidas pela ARinter em cursos e programas de mobilidade acadêmica. A central também apoia os Projetos Colaborativos Internacionais (PCIs/Cesu). No primeiro semestre de 2024, a professora Lilian de Souza (Espanhol) realizou PCIs com as universidades colombianas Uniminuto e Universidad Distrital. Além disso, conduziu um PCI trilíngue com os colegas Paulo Henrique Leme Ramalho (Gestão de Projetos), Vera Encarnação Jordan de Aguiar (Inglês) e Luciano Pelissoli (Tópicos Especiais em Informática), em colaboração com a DUOC UC (Chile). A professora Ana Lúcia Leme Prestes (Inglês) desenvolveu PCIs com Yerevan State University (Armênia) e Université Gustave Eiffel (França).

O NELF Bragança Paulista nasceu em 2019, para sistematizar algumas ações já desenvolvidas, como oferecimento de cursos à comunidade, aplicação de exames/certificações internacionais, cursos on-line derivados do programa Idiomas sem Fronteiras, dentre outras.

Os cursos remotos oferecidos são geralmente de Inglês e Espanhol para iniciantes, mas já houve oficinas preparatórias para o Enem (Espanhol, Matemática, Português e Inglês), para o TOEIC e uma oficina de Braille. Esta última resultou em um capítulo do livro Educação, Ciência e Tecnologia, publicado em 2020.

No segundo semestre de 2024, serão oferecidos cursos livres, presenciais: Inglês e Espanhol para iniciantes e Metodologia para Trabalhos Acadêmicos (este, nas modalidades presencial e on-line).