Intercâmbios Virtuais

VEm 26 traz a cobertura da IVEC 2024, principal conferência internacional sobre Intercâmbios Virtuais

A equipe dos Projetos Colaborativos Internacionais (PCIs/Cesu) marcou presença na IVEC 2024, principal conferência internacional sobre Intercâmbios Virtuais. Foram apresentados cinco trabalhos: duas discussões facilitadas, uma mesa redonda e duas “Flash Sessions” assíncronas. Este ano, o evento ocorreu no formato 100% on-line.

Experientes em PCIs, as professoras Lilian de Souza e Vera Jordan, da Fatec Bragança Paulista, tiveram trabalho selecionado para “Flash Session” assíncrona, intitulado “PCI entre Brasil e Chile: uma conversa em três idiomas”.

Desde sua criação, em 2020, VEm dedica espaço especial para a cobertura da IVEC. As páginas de 4 a 7, do número 26, trazem um resumo da conferência de abertura (com a educadora Keshia Abraham), das apresentações feitas pela equipe dos PCIs/Cesu e do trabalho das professoras da Fatec Bragança que fizeram PCI em português, inglês e espanhol.

Outubro foi um mês de agenda cheia, pois, além da IVEC (21 a 24), ocorreram duas visitas internacionais: de representantes do Kirkwood Community College (EUA) à Fatec Itaquera e da Unisimon (Colômbia) à Fatec São Paulo. O relato está na página 8 de VEm 26.

Na seção “Artigo de Opinião”, a professora Maria Edna da S. Gomes e suas orientandas Ayla Lorena F. Iwaszko, Joyce Rodrigues, Letícia Cristina S. de C. Leite e Michele Oliveira abordam os PCIs/Cesu como política linguística na formação de tecnólogos. As autoras defendem o ensino do idioma espanhol e seu papel na relação com os vizinhos do Mercosul. Destacam a importância dos PCIs para o desenvolvimento das competências linguísticas e interculturais, bem como o aprimoramento das habilidades de negociação.

A seção “Artigo de Opinião” é um espaço aberto para discussões sobre os PCIs/Intercâmbios Virtuais, conhecidos internacionalmente como projetos COIL (Collaborative Online International Learning). Deseja contribuir? Basta acessar a plataforma de submissão e conferir as diretrizes para autores: https://publicacoescesu.cps.sp.gov.br/VEm/about/submissions

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