Artigo: Nativos digitais e a prática pedagógica – pontos e contrapontos
Resumo: O objetivo desse artigo é realizar uma breve discussão teórica e analisar alguns dados empíricos de uma pesquisa que articula a temática atual dos nativos digitais e a prática pedagógica em escolas dos anos iniciais do ensino fundamental. Pesquisas apontam alterações no processo de ensinar e aprender, nas relações sociais, mediadas pelas Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC). Como base para nossas discussões nos apoiamos em estudos teóricos para fundamentar a temática. Além disso, analisamos dados coletados com os alunos dos anos iniciais do ensino fundamental, que podem ser considerados nativos digitais e assim apresentamos algumas possibilidades de se (re)pensar a prática pedagógica, uma vez que as TDIC estão cada vez presentes nas relações sociais e nas escolas. Estudos sobre essas temáticas são essenciais para analisarmos a atual conjuntura do processo de ensinar e aprender dos nativos digitais.
Autora: Thaís Cristina Rodrigues Tezani
Fonte: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/2097
* Os textos, vídeos e áudios publicados são de inteira responsabilidade dos autores e não refletem, necessariamente, a opinião da Cesu. *