Cartilha Metodologias ativas de ensino-aprendizagem para docentes da área de saúde
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco
Autor(es) e Colaborador(es):
Santos, Taciana da Silva
Junior, José Davison da Silva
Barbosa, Valquíria Farias Bezerra
Após coleta de dados da dissertação intitulada Práticas docentes de enfermeiras que atuam na educação profissional e tecnológica, as professoras-enfermeiras de um campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco destacaram a necessidade de resignificar a sua prática. Elas relataram a necessidade de uma formação problematizadora, com exposição de métodos de ensino inovadores que possam ser utilizados em sala de aula com o objetivo de formar profissionais com conhecimentos amplos e não mecanizados, capazes de atuar no contexto social e profissional em que se encontram inseridos. Diante da relevância de tal necessidade, a pesquisadora elaborou, como produto educacional, uma cartilha intitulada “Metodologias Ativas de Ensino-Aprendizagem” que contempla, de forma clara e objetiva, as principais ideias a respeito do tema, bem como descreve alguns métodos ativos exitosos utilizados pelos docentes na área de saúde.
Fonte: https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/565843?mode=full
* Os textos, vídeos e áudios publicados são de inteira responsabilidade dos autores e não refletem, necessariamente, a opinião da Cesu. *