Coordenador Projetos Colaborativos Internacionais da Cesu/CPS profere palestra para ingressantes de universidade na Índia
Às 6h de 14 de setembro (horário de Brasília), Osvaldo Succi Junior, coordenador dos Projetos Colaborativos Internacionais (PCIs/Cesu), proferiu palestra intitulada “The importance of internationalization in the education sector”, para alunos ingressantes do Symbiosis Centre for Management Studies, em Pune (Índia).
O convite veio do Dr. Ashutosh Mathur, responsável pelos assuntos corporativos da universidade indiana, e é resultado da realização de dois diferentes Projetos Colaborativos Internacionais no segundo semestre de 2021. Na área de Finanças, a professora Srheya Virani irá atuar com o professor Ricardo Trovão (Fatec Itaquaquecetuba).
E, na área de Gestão de Recursos Humanos, a professora Nehajoan Panackal irá colaborar com os professores Ricardo Pompeu (Fatec Americana), Rafaeli Cardozo Modolo Begalli e Danilo Sérgio Sorrocce (Fatec Sumaré). Esse PCI envolve o estudo sobre job satisfaction, temática emergente nas discussões sobre gestão de pessoas.
“Estamos trabalhando nesse projeto há quase dois meses e as nossas interações estão se mostrando perfeitamente convergentes”, comenta Pompeu. “Acredito que isso se deva a um entendimento muito grande sobre o propósito desse projeto, como deverá ser implementado e os resultados esperados”.
O que são os PCIs
Os Projetos Colaborativos Internacionais (PCIs) da Cesu (Unidade de Ensino Superior de Graduação do Centro Paula Souza) são também chamados de Intercâmbios Virtuais (Virtual Exchange), COIL (Collaborative Online International Learning), EDGE (Experiential Digital Global Experience), GLE (Global Learning Experience) ou módulos híbridos. Nas Fatecs do Centro Paula Souza, utiliza-se a nomenclatura PCI. Tendo como base a educação global para a cidadania e a Internacionalização em Casa, os PCIs possibilitam que alunos das Fatecs e seus parceiros internacionais elaborem atividades alinhadas com determinadas disciplinas, enquanto desenvolvem suas habilidades digitais, linguísticas, interculturais e de trabalho em equipe.