Equipe dos PCIs oferece webinário preparatório para intercâmbio sobre soldagem, envolvendo quatro países

Em 26 de maio, Osvaldo Succi Junior, coordenador dos Projetos Colaborativos Internacionais (PCIs/Cesu), e Ana Carolina Freschi, do apoio pedagógico da equipe dos PCIs, ofereceram um webinário preparatório para o desenvolvimento de um intercâmbio virtual global sobre soldagem, envolvendo instituições de quatro países: Fatec Itaquera (Brasil), Box Hill Institute (Australia), Southern Alberta Instutute of Technology (SAIT/Canadá) e Kirkwood Community College (EUA).

Segundo o coordenador de Mecânica: Processos de Soldagem da Fatec Itaquera, Anderson Ribeiro, “todos estamos bastante engajados em contribuir com o projeto, montando o planejamento, e a apresentação do professor Osvaldo nos ajudou muito”.

O webinário de 26 de maio dá sequência ao evento “Global Welding Virtual Exchange”, realizado em 14 de abril. Na ocasião, cada uma das quatro instituições apresentou um vídeo sobre os equipamentos de soldagem disponíveis nos campi e sobre as necessidades do mercado em seu país. Após os vídeos, professores da área responderam a perguntas levantadas pelos participantes.

A proposta é desenvolver esse PCI entre Fatec Itaquera e as instituições estrangeiras no segundo semestre de 2021, como um piloto para ser replicado futuramente em outras Fatecs. Devem ser formados grupos mistos, com estudantes das quatro instituições, orientados por dois professores mentores.

“Acredito que o PCI irá agregar à formação pessoal e profissional de nossos futuros tecnólogos em diversos aspectos, entre os quais, contato com diversas culturas, ampliação do networking, aquisição de novos conhecimentos sobre tecnologias de soldagem e valorização do profissional dessa área”, comenta Ribeiro.

O que são PCIs

Os Projetos Colaborativos Internacionais (PCIs) da Cesu (Unidade de Ensino Superior de Graduação do Centro Paula Souza) são também chamados de Intercâmbios Virtuais (Virtual Exchange), COIL (Collaborative Online International Learning), EDGE (Experiential Digital Global Experience), GLE (Global Learning Experience) ou módulos híbridos. Nas Fatecs do Centro Paula Souza, utiliza-se a nomenclatura PCI. Tendo como base a educação global para a cidadania e a internacionalização em casa, os PCIs possibilitam que alunos das Fatecs e seus parceiros internacionais desenvolvam atividades alinhadas com determinadas disciplinas, enquanto desenvolvem suas habilidades digitais, linguística, interculturais e de trabalho em equipe.