Fórum Indaiatuba para o Mundo: PCI entre Fatec e DePaul University (EUA) une esforços com poder público e empresas

Em 16 de agosto, a Fatec Indaiatuba deu prosseguimento ao “1º Fórum Online Indaiatuba para o mundo”. A proposta faz parte de um Projeto Colaborativo Internacional (PCI/Cesu) realizado entre alunos da unidade e estudantes da DePaul University (EUA). O diferencial deste PCI é somar contribuições do poder público local (Prefeitura de Indaiatuba) e de empresas da região, que abrem suas portas para a realização de pesquisas no projeto colaborativo entre as duas instituições de ensino superior.

Participaram do evento Mona Pearl (DePaul University), Rafael Ferreira Alves (coordenador técnico da Cesu), José Luiz Marques (diretor da Fatec Indaiatuba), Ricardo Nóbrega (coordenador do curso de Comércio Exterior), Benedito Florêncio (coordenador do curso de Gestão Empresarial) e Osvaldo Succi Junior (coordenador dos PCIs/Cesu), bem como professores da Fatec Indaiatuba e representantes da Prefeitura de Indaiatuba.

Profissionais das seguintes empresas também marcaram presença: BR Goods, NTI Equipamentos, Rute Falco, Serthi Hidráulica, Solleman Comércio e a pequena empreendedora Vivian Marucci.
Na primeira parte do evento, houve uma breve apresentação de cada uma das empresas ​e dos professores. Na segunda etapa, houve a distribuição dos alunos do curso de Comércio Exterior em grupos e eles ficaram conhecendo as empresas nas quais farão o levantamento inicial de dados. ​

A partir de setembro, os alunos brasileiros, por meio do PCI, vão se juntar aos alunos americanos da DePaul para a elaboração de estudos de mercados-alvo para as empresas participantes, com o objetivo de propor caminhos para essas organizações em seus processos de internacionalização.

“A ideia é identificar aspectos críticos de mercado, formas de entrar nesses mercados e, se possível, identificar potenciais distribuidores, clientes etc.”, enumera Ricardo Nóbrega. “Além disso, espera-se, ao longo deste semestre, que as empresas possam assistir a aulas específicas como parte de sua capacitação”, completa.

Saiba mais sobre o Fórum Indaiatuba para o Mundo: https://cesu.cps.sp.gov.br/fatec-indaiatuba-realiza-forum-com-empresas-prefeitura-e-de-paul-university-eua/.

O que são os PCIs

Os Projetos Colaborativos Internacionais (PCIs) da Cesu (Unidade de Ensino Superior de Graduação do Centro Paula Souza) são também chamados de Intercâmbios Virtuais (Virtual Exchange), COIL (Collaborative Online International Learning), EDGE (Experiential Digital Global Experience), GLE (Global Learning Experience) ou módulos híbridos. Nas Fatecs do Centro Paula Souza, utiliza-se a nomenclatura PCI. Tendo como base a educação global para a cidadania e a Internacionalização em Casa, os PCIs possibilitam que alunos das Fatecs e seus parceiros internacionais elaborem atividades alinhadas com determinadas disciplinas, enquanto desenvolvem suas habilidades digitais, linguísticas, interculturais e de trabalho em equipe.