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Mapas Mentais na Educação Profissional e Instrumentos de Avaliação

A Pós Graduação do Centro Paula Souza disponibiliza suas produções bibliográficas gratuitamente para conhecimento público.

Conheça uma de suas publicações, sobre Mapas Mentais, assunto frequentemente abordado em educação e uma ferramenta interessante para utilização em sala de aula

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Dissertação

Autor: Célia Aparecida de Matos Garcia
Ano de Publicação: 2018
Curso: Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional
Tipo de Produção: Dissertação
Linha de Pesquisa: Formação do Formador

Nas recorrentes discussões sobre a educação no século XXI quanto à necessidade de renovação, de predisposição para a prática de metodologias que estimulem o pensamento crítico e tornem a aprendizagem significativa, a avaliação pode ser também parte importante desse processo de aprendizagem. Este estudo objetiva discutir se o uso de mapas mentais como instrumento de avaliação é válido e reflete a aprendizagem, com base nas notas finais dos alunos da disciplina de Gestão de Equipes do curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e nos mapas mentais desenvolvidos nos primeiros semestres dos anos letivos de 2016 e 2017. Este estudo classifica-se como uma pesquisa de natureza aplicada e de abordagem qualitativa, por ter como base dados diversificados, como os mapas mentais, listas de conceitos e programa da disciplina. Conforme a análise dos mapas mentais e dos resultados obtidos em ambas as turmas as notas alcançadas mantiveram-se acima da média mantendo-se o nível de aproveitamento, o que permite concluir que o uso dos mapas mentais é apropriado como instrumento de avaliação na perspectiva de uma aprendizagem significativa, o que se aplicaria na disciplina em questão, mas também poderia ocorrer em disciplinas da área de humanas e das ciências sociais.

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