Professora da equipe dos Projetos Colaborativos Internacionais da Cesu é convidada para conselho da Red LatAm COIL
Ana Carolina Freschi, professora da equipe dos Projetos Colaborativos Internacionais da Unidade do Ensino Superior de Graduação (PCIs/Cesu) do Centro Paula Souza, integra, desde 8 de março de 2024, o conselho executivo da Red Latinoamericana COIL (Red LatAm COIL). Em reunião realizada no Dia Internacional da Mulher, Ana Carolina recebeu as boas-vindas do conselho.
A Red LatAm COIL é formada por instituições de ensino do México, Brasil e Colômbia e tem o objetivo de promover, na região latino-americana e em nível global, a abordagem Collaborative Online International Learning (COIL, em tradução livre, aprendizagem colaborativa internacional on-line).
“Esse convite representa a concretização do bom trabalho que temos feito ao longo dos anos com os Intercâmbios Virtuais nas Fatecs e fico muito honrada em representar a equipe dos PCIs/Cesu na Red LatAm COIL”, comemora Ana Carolina.
O convite formal foi realizado por Verónica Rodríguez Luna, presidente da Red LatAm COIL, com as seguintes palavras: “Reconhecendo sua destacada trajetória, visão estratégica e capacidade de liderança, desejamos estender o convite formal para compor o conselho executivo da Red LatAm COIL […] Será uma honra contar com sua participação e contribuição neste Conselho, onde sua experiência e perspectiva serão incrivelmente apreciadas”.
Osvaldo Succi Junior, coordenador da equipe dos PCIs/Cesu, comenta a importância desse convite: “A indicação da professora Ana Carolina indica a proeminência da equipe dos PCIs/Cesu no cenário mundial de Intercâmbios Virtuais do tipo COIL. Com participação nos maiores congressos como apresentadores e pareceristas, a equipe agora também compõe o conselho executivo da mais importante rede de COIL na América Latina”.
A Red LatAm COIL busca promover a comunicação e a pesquisa sobre a metodologia COIL na educação superior latino-americana e frisa a importância de expandir seus benefícios como estratégia de internacionalização em casa, por meio de currículos que incluam componentes voltados à aprendizagem global e em colaboração com outras redes que promovam a abordagem COIL.
Para saber mais sobre os Projetos Colaborativos Internacionais (PCIs/Cesu) realizados nas Fatecs.