Eixo de Línguas e Programas Internacionais: 15 anos de pioneirismo no ensino das Fatecs
A atuação do Eixo de Línguas e Programas Internacionais da Unidade do Ensino Superior de Graduação (Cesu) do CPS evidencia, há quinze anos, o diálogo com os professores das Fatecs e com comunidades acadêmicas (internas e externas ao CPS), a fim de oportunizar aprendizagens em práticas diversas e contextualizadas. Além de contribuir para o crescimento pessoal dos estudantes, a oferta de línguas estrangeiras e de oportunidades de intercâmbios virtuais ajuda a construir um futuro mais inclusivo, alicerçando o compromisso do CPS com a elevação intelectual e social de seus alunos.
A coordenadora do Eixo de Línguas e Programas Internacionais da Unidade do Ensino Superior de Graduação (Cesu) do CPS desde 2013, Mariane Teixeira, que hoje conta com o apoio incondicional ao projeto do Coordenador Técnico da Cesu, Rafael Ferreira Alves, ao refletir acerca da trajetória do eixo, ressalta as principais conquistas do projeto de línguas desde seu início:
- elaboração e aplicação dos Exames de Nivelamento e de Rendimento de Inglês e de Espanhol – mais de 220 mil exames aplicados desde 2009;
- consolidação do Núcleo de Ensino-Aprendizagem e Pesquisas em Línguas Estrangeiras (Neple);
- criação e organização do Congresso Brasileiro de Línguas na Formação Técnica e Tecnológica (CBTecLE) – caminhando para a sua sétima edição, e da revista científica CBTecLE – Qualis B1 publicada desde 2016;
- formação e ampliação dos Núcleos de Estudos da Linguagem nas Fatecs (Nelf) – presentes em um número significativo de unidades;
- organização da logística de aplicação do exame internacional de proficiência de Inglês TOEIC a alunos, professores e funcionários das Fatecs;
- consolidação e expansão dos Projetos Colaborativos Internacionais (PCIs/Cesu) – liderados pelo coordenador de PCIs, Osvaldo Succi Junior, pioneiro e atuante desde 2013 nos Intercâmbios Virtuais nas Fatecs, envolvendo cerca de 10,5 mil estudantes de 50 Fatecs, em parceria com jovens de outras 49 instituições de Ensino Superior de 17 países.
Origens do Eixo de Línguas e Programas Internacionais
O ano de 2008 foi marcado por uma reestruturação curricular que mudou completamente o ensino nas Fatecs. Sob a coordenação do então assessor do ensino superior, Angelo Cortelazzo, iniciou-se um novo projeto na área de línguas com vistas às necessidades do mercado de trabalho. Foi um momento muito importante para o CPS, pois intencionava-se transformar o núcleo básico de disciplinas em um núcleo mais tecnológico e arrojado, cujo objetivo era transformar a realidade do aluno, valorizando seu mérito e almejando a empregabilidade.
Uma equipe liderada pelas professoras Simone Telles Martins Ramos e Maria Camila Bedin Polli criou instrumentos e estratégias voltados à consolidação do ensino de línguas estrangeiras (Inglês e Espanhol) como a estruturação de um eixo específico, a padronização das ementas, a elaboração de exames de nivelamento e o desenvolvimento do Intercâmbio Cultural do Centro Paula Souza para proporcionar a alunos e professores experiências práticas e imersivas internacionais. A proposta era que o ensino das línguas fosse não só acessível, mas também eficaz e alinhado com as necessidades dos alunos.
Assim, o que nasceu de uma ideia vanguardista, ganhou forma e força devido ao trabalho e empenho constantes de toda uma equipe e hoje apresenta-se como um diferencial nos cursos, um modelo pioneiro no Ensino Superior Tecnológico.