Livro gratuito: Tecnologias na Educação – ensino, aprendizagem e políticas
O livro “Tecnologias na educação: ensino, aprendizagem e políticas” tem como ponto de partida a compreensão de que a docência em EaD e outras formas de ensino e de aprendizagem com apoio das tecnologias têm tomado cada vez mais espaço no âmbito educacional brasileiro. Quando conjugado com metodologias ativas, ganha contornos ainda mais relevantes. A Univesp tem experiência nesse contexto e, assim, oferece subsídios para formação de pós-graduandos para uso das tecnologias com intencionalidade pedagógica, cujos trabalhos de conclusão de curso compõem esta obra.
Organizadores: Celia Maria Haas, Edison Trombeta de Oliveira, Glauce Barbosa Verão, Mônica Cristina Garbin, Simone Telles
Conteúdo
EIXO 1: TECNOLOGIAS EM PROCESSOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM
- Live: uma ferramenta que auxilia o ensino de práticas educacionais.
- “Quem tá aí?” Diferenças e desigualdades na formação docente EaD.
- A experiência do uso de podcast em uma disciplina de graduação da Univesp.
- Análise da familiaridade dos alunos de Ciências Exatas da Univesp em relação a softwares matemáticos.
- Uma proposta de curso de Geogebra aplicado em tópicos de Matemática Elementar e Cálculo Diferencial.
- Tecnologias digitais na educação a distância: das necessidades de um letramento digital efetivo para uma.
- Possibilidades do uso de ferramentas digitais em lives da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp): um estudo de caso.
- As experiências de facilitadores no contexto da disciplina de “TCC em EaD”: propostas de melhorias.
- Modelo de sistema de gerenciamento de trabalhos acadêmicos para colaboração na Univesp e comunidade.
- Uso de laboratórios virtuais como metodologia ativa de aprendizagem: uma experiência no âmbito da disciplina “Circuitos Elétricos”.
EIXO 2: ASPECTOS POLÍTICOS E DIDÁTICOS PARA A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
- Aprendizagem colaborativa na graduação EaD: uma abordagem a partir da formação de grupos de estudo on-line.
- Uma análise das percepções de facilitadores da Univesp sobre sua formação: o “estar junto virtual” em questão.
- Avaliação de aprendizagem nos cursos de Licenciatura na educação a distância.
- Formação e constituição da docência na educação a distância: um balanço da produção acadêmica.
- Percepções dos alunos da Univesp acerca da utilização do fórum como ferramenta de comunicação assíncrona.
- O relatório de Estágio Supervisionado como instrumento de avaliação em EaD: aspectos formativos/reflexivos da formação inicial de professores.
Fonte: https://artesanatoeducacional.com.br
* Os textos, vídeos e áudios publicados são de inteira responsabilidade dos autores e não refletem, necessariamente, a opinião da Cesu. *