Guia Prático de Metodologias Ativas, disponível gratuitamente pela Editora FERP/UGB

Aos docentes que desejam trabalhar o desenvolvimento não apenas dos domínios cognitivos, que envolvem estratégias e processos de aprendizado (criatividade, memória, pensamento crítico), mas também os domínios intrapessoais (relacionados com a capacidade de lidar com as emoções e moldar comportamentos para atingir objetivos) e interpessoais (envolve a habilidade de expressar ideias, interpretar e responder aos estímulos de outras pessoas),  requeridos pelo setor produtivo neste século, as metodologias ativas são excelente opção.  

O Guia de metodologias ativas publicado pela Editora FERP, da UGB (Centro Universitário Geraldo di Biasi), intitulado “Inovação e Renovação Acadêmica: Guia prático de utilização de metodologias ativas”, Organizado pela Profa e Pró-reitora, Dra. Elisa Alcântara, reúne informações sobre diversas metodologias ativas com a autoria de docentes da Instituição. Tais informações relacionam-se a descrição, recomendações, quando utilizá-las e a sequência didática que o professor deverá utilizar para prepará-las. Além das metodologias ativas, o Guia traz também informações sobre as técnicas ativas e as ferramentas digitais e está disponível para download de forma gratuita no site da editora!

Você se sentirá preparado para aplicar as metodologias ativas após a leitura desse Guia. Leia, experimente implementar alguma(s) e conte-nos, submetendo seu relato de experiência no III Fórum de Metodologias Ativas do CPS! As submissões estão abertas até 12 de fevereiro de 2021. Participe! Vamos compartilhar experiências e inspirar nossos colegas! 

Mais informações sobre o Fórum aqui.

* Os textos, vídeos e áudios publicados são de inteira responsabilidade dos autores e não refletem, necessariamente, a opinião da Cesu. *