Desenvolvimento Profissional Discente e DocenteTecnologia

Livro gratuito: Educação, aprendizagem e tecnologias – relações pedagógicas e interdisciplinares

Síntese das discussões feitas no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) na linha de pesquisa “Educação, comunicação e tecnologias” e produzida a partir de demandas das ações e projetos do Observatório de Práticas Escolares (OPE) da UDESC com financiamento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

A Editora Pimenta Cultural nasceu em 2012 com o objetivo de disserminar conhecimento de forma ampla e livre através da publicação de obras digitais acadêmicas no sistema Open Acess (acesso gratuito) e com Licenças Creative CommonsAcesse este livro pelo site da Editora Pimenta Cultural

Organizador: Alaim Souza Neto

CAPÍTULOS

Relações Contemporâneas entre Educação, Aprendizagem e Tecnologias

A inserção das tecnologias digitais na escola: fluência digital e segurança docente do professor em discussão

Aprendizagem internacional para todos: o papel das tecnologias no processo de internacionalização do currículo

Integração, desigualdades e dispositivos móveis em ambientes escolares

Do hipertexto aos ambientes virtuais interativos: aprendizagem por meios digitais

Novas tecnologias, novas perspectivas: o uso dos jogos online e do site rede social Facebook como recursos em ambientes escolares

MOOC Gamificado para pessoas com surdez: transformando realidades educacionais

Tecnologias na educação de surdos

Tecnologia assistiva e a fluência tecnológico-pedagógica

A estratégia de mapeamento conceitual em Geografia desenvolvida com alunos do Ensino Médio 

O uso do smartphone na aula de Biologia: pesquisa com alunos do ensino médio em uma escola estadual do Espírito Santo

A metodologia Webquest no ensino de química: a experiência de uma professora e seus estudantes do ensino médio

O sarau e o uso da tecnologia no ensino superior

* Os textos, vídeos e áudios publicados são de inteira responsabilidade dos autores e não refletem, necessariamente, a opinião da Cesu. *