Projeto da Fatec Guaratinguetá incentiva autonomia na aprendizagem de inglês
*Foto: Taciana Coelho, professora de Inglês na Fatec Guaratinguetá.
Assumir a responsabilidade pela própria aprendizagem de inglês: eis o mote do Projeto Autonomia, desenvolvido desde o segundo semestre de 2020 por Taciana Oliveira Carvalho Coelho, professora do idioma nos cursos de Gestão da Produção Industrial, Logística e Gestão da Tecnologia da Informação da Fatec Guaratinguetá. No início da pandemia, as unidades estavam em ensino remoto emergencial e o projeto foi muito importante para motivar os estudantes desses cursos, bem como os alunos de Gestão Financeira, curso no qual Taciana lecionou em 2020.
“Dentre as muitas inovações na prática pedagógica durante esse período, esse projeto foi elaborado e implementado para ensinar os alunos da Fatec Guaratinguetá a assumirem a responsabilidade pela própria aprendizagem de inglês”, ressalta a professora. Todo semestre, o projeto é proposto para aproximadamente 200 estudantes de diferentes cursos da unidade.
“Quando os alunos se tornam autônomos, ou seja, tomam consciência de que a aprendizagem depende de sua dedicação e de seu próprio esforço, sem delegar uma responsabilidade que é deles para o professor, para o material didático, para um cursinho ou para a faculdade, a aprendizagem do idioma acontece”, frisa Taciana.
Quem se destacou muito nesse processo de empoderamento e deslanchou rapidamente no idioma foi Mathielle Mancini Diniz da Silva, que ingressou na Fatec Guaratinguetá sem nenhum conhecimento da língua inglesa e, atualmente, está no quinto semestre do curso de Gestão da Tecnologia da Informação. Ele relata, em suas próprias palavras em inglês (e sem ler!), como tem sido sua aprendizagem da língua, ao colocar em prática as diretrizes do Projeto Autonomia neste vídeo: