Revista CBTecLE lança sua oitava edição
Com grande satisfação, a Coordenação de Línguas das Fatecs – CESU acaba de publicar a oitava edição da Revista CBTecLE – uma revista acadêmica voltada para discussões a respeito do ensino e aprendizagem de línguas.
A revista eletrônica, publicada pela primeira vez em 2017, com o objetivo de disponibilizar um espaço para a divulgação de pesquisas e experiências de professores e pesquisadores sobre o ensino de línguas no contexto técnico-tecnológico, tornou-se referência na educação brasileira. Dentre os temas abordados na revista, temos:
- línguas para fins específicos;
- análise do discurso;
- tecnologias digitais e ensino-aprendizagem de línguas;
- metodologias ativas;
- currículo;
- letramento crítico, multiculturalismo, translíngua e repertórios;
- letramento e fluência digital, games e criação de aplicativos;
- educação bilíngue; políticas públicas (para o ensino de línguas materna e estrangeira);
- abordagens teóricas e aplicadas ao ensino e à aprendizagem, formação de professores e coordenadores de programas de ensino de línguas, interação, avaliação e gestão educacional nos contextos presencial e digital.
Com as mudanças ocorridas no Brasil, a partir do novo cenário educacional, como consequência da pandemia que assolou nosso país, é fundamental repensarmos as questões de ensino-aprendizagem de línguas, para que possamos preparar nosso aluno para compreender a realidade vigente, oferecendo subsídios para que ele seja protagonista de sua de sua própria história e capaz de exercer criticamente sua cidadania diante dos novos desafios. Nesta edição, quando todos enfrentamos o grande desafio de repensarmos a prática docente diante as mais recentes demandas face à pandemia, professores e pesquisadores de diversas instituições nacionais trazem importantes contribuições para o ensino-aprendizagem de línguas.
Desejamos a todos uma ótima leitura.