VEm 9 destaca Projetos Colaborativos Internacionais com o Chile

Foto: Victoria Traverso Castro, da Inacap (Chile)

O Chile é o país em destaque na nona edição de VEm, newsletter dos Projetos Colaborativos Internacionais (PCIs/Cesu/CPS). Victoria Traverso Castro, assessora de internacionalização de alunos, ex-alunos e docentes da Inacap (Chile), é a entrevistada da seção “Quem é Quem”, na página 2. Na página 3, uma reportagem sobre o Desafio Inacap, organizado pela instituição chilena, com a coordenação da equipe dos PCIs/Cesu/CPS e a participação de estudantes e professores das Fatecs Americana, Baixada Santista, Lins e Sorocaba. As 17 equipes de estudantes buscaram soluções de logística para um case real do segmento pet chileno.

A página 4 traz os principais resultados de uma pesquisa de percepção finalizada em 30 de julho com professores participantes de PCIs no primeiro semestre de 2021.

Na seção “Boas Práticas”, Ricardo Bertoni Pompeu (Fatec Americana) relata sua experiência. Uma dica importante que o professor oferece para quem quer começar um PCI: não se ater apenas às ementas das disciplinas, mas sim às competências a serem desenvolvidas. Daí a importância da preparação prévia, entre professores de Fatec e da instituição internacional. Leia aqui o depoimento na íntegra.