Desenvolvimento Profissional Discente e Docente

Livro gratuito: Neurociências & aprendizagem

​A obra analisa se as estratégias de intervenção psicopedagógicas metacognitivas por meio de oficinas criativas interferem no desempenho de aprendizagem em compreensão leitora dos estudantes universitários, descrevendo as dificuldades de aprendizagem relacionadas à compreensão leitora.

A Editora Pimenta Cultural nasceu em 2012 com o objetivo de disserminar conhecimento de forma ampla e livre através da publicação de obras digitais acadêmicas no sistema Open Acess (acesso gratuito) e com Licenças Creative CommonsAcesse este livro pelo site da Editora Pimenta Cultural

Autora: ​Bianca Isabela Acampora e Silva Ferreira

Destaques do conteúdo

​REVISÃO DA LITERATURA
A linguagem e a criatividade
A compreensão leitora em universitários: competências e dificuldades
Competências, habilidades e leitura
Psicopedagogia: a aprendizagem e as dificuldades de leitura
Metacognição: neurociência e aprendizagem
As contribuições da Neurociência para a aprendizagem
Metacognição e leitura: funções cognitivas, executiva
Oficinas psicopedagógicas criativas metacognitivas: a arteterapia, a psicopedagogia e a metacognição como recursos de aprendizagem
A Relação entre oficina criativa e metacognição
A oficina psicopedagógica criativa
A oficina psicopedagógica criativa metacognitiva para a compreensão leitora e o papel do mediador

​ANÁLISE DOS RESULTADOS
Primeira etapa da pesquisa-ação: análise da situação e detecção do problema
Segunda etapa da pesquisa-ação: elaboração do plano
Terceira etapa da pesquisa-ação: implementação e avaliação do plano
Quarta etapa da pesquisa-ação: feedback – coleta de dados e avaliação para novos ajustes.
Proposta: metodologia de intervenção pedagógica

* Os textos, vídeos e áudios publicados são de inteira responsabilidade dos autores e não refletem, necessariamente, a opinião da Cesu. *